A publicidade na rádio continua a ser uma ferramenta eficaz para alcançar os consumidores nessa mídia fragmentada de hoje, mesmo que algumas agências gostem de retratar o rádio como uma tecnologia ultrapassada.
Para se ter uma idéia, 73% das pessoas com 18 anos ou mais ouvem rádio no carro durante a condução em um dia de semana típico. Em casa, o número de pessoas que ouvem rádio, seja no aparelho ou online, chega a quase 20%. O que faz da rádio a mídia mais popular do Brasil.
Além de a rádio ser uma mídia super tradicional, ela ainda cria vínculos com os ouvintes através dos seus apresentadores, sendo que cada emissora e cada programa possui seu próprio público.
Aqui estão algumas boas razões
Publicidade na rádio vende quase que imediatamente e em qualquer lugar
Pode haver um tempo melhor para atingir os clientes do que no rádio deles enquanto estão dirigindo para fazer as compras de hoje? Pesquisas mostram que os ouvintes são mais influenciados na decisão de compra quando estão ouvindo publicidade na rádio no caminho para realizar alguma compra.
O rádio e as redes sociais são os únicos meios móveis de publicidade, porém, a rádio tem a vantagem de ser uma mídia passiva, ou seja, você não precisa estar se concentrando nela para ser atingido por uma publicidade, como navegar na internet, por exemplo.
Seja no carro, no trabalho, na academia, em casa, no estádio de futebol, o rádio está lá. É o companheiro e a força publicitária que seus clientes levam consigo onde quer que eles vão.
Publicidade na rádio vende com intimidade e cria um teatro na mente
Na sua vida pessoal, quando você tem algo muito importante para se comunicar com alguém, o que preferiria: mostrar-lhes uma imagem, escrever ou falar com a intimidade e a emoção da voz humana? Publicidade na rádio vende com intimidade.
Mas não somente isso, publicidade na rádio atua na imaginação. Quer uma orquestra sinfónica de 100 peças no seu anúncio, um elefante, um coro, uma criança rindo, uma música de amor? Com palavras e sons emocionantes, o rádio cria um teatro na mente, estimula a imaginação do ouvinte e apela para o emocional.
Publicidade na rádio é um meio econômico.
Os preços dos anúncios de jornais estão em alta (embora a circulação esteja baixa), assim como o de anúncios de TV (mesmo que a audiência tenha diminuído). Os custos de publicidade na rádio cresceram menos do que qualquer outra forma principal de publicidade.
O alcance é bom, mas a frequência é que vende.
Os psicólogos nos dizem que os consumidores precisam ser expostos a uma mensagem publicitária pelo menos três vezes antes de começar a se interessar.
O rádio, o jornal e a televisão alcançam diferentes números de pessoas. Porém, a maioria das empresas locais não conseguem pagar três vezes mais que publicidade eficaz exige, exceto no rádio. O rádio é o meio mais econômico, de alcance e frequência que você pode pagar.
Você está sempre na primeira página com a publicidade na rádio.
Com publicidade na rádio, você está na frente e no centro das atenções quando o seu anúncio está no ar. Você nunca está cercado pelos anúncios do seu concorrente. Com o rádio, você está sempre na primeira página, conheça mais sobre a Mídia na Rádio.