O merchandising local na TV impacta diretamente as vendas regionais, inclusive já falamos anteriormente aqui no blog sobre os benefícios do merchandising na TV e porque ele é um formato super estratégico e fundamental para a regionalização. Mas gostaríamos de aprofundar esse assunto porque ele é extremamente relevante.
Para começar é necessário compreendermos que todo esforço de mídia é válido. Não estamos tentando aqui revelar um segredo do sucesso na regionalização, mas sim, mostrar como o merchandising local na TV é uma das principais ferramentas.
Vamos lá!
A estratégia de regionalização tem como principal objetivo conectar-se com o target de modo emocional. Por que? Porque o público hoje é mais exigente do que há alguns anos. Não basta mais você ter o melhor produto, ter o melhor atendimento, fazer um comercial grande, bonito e de alto custo. Você precisa envolver emocionalmente o público, fazer ele se sentir parte da ideia que você quer passar, é preciso despertar neles um sentimento de confiança.
Para isso, você precisa em primeiro lugar falar – com o sotaque e palavras características da região pertence. Além disso, é necessário estar inserido a realidade das pessoas que estão inserida naquela região, e resolver os problemas reais que elas possuem. Para isso, muitas técnicas são utilizadas para alcançar esse objetivo e uma delas é o merchan local na TV.
Sabemos que o boca a boca é poderosíssimo para o awareness e que a recomendação de amigos e familiares é o fator que mais influencia a decisão de compra de um consumidor. Agora imagina essas duas situações agindo juntas! Esse é core do merchandising local. Provocar o awareness ao ver que “todo mundo está falando sobre isso” e influenciar o telespectador em sua decisão de compra através do carisma do apresentador do programa. Isso inclui além de aspecto vendedor, se aproxima mais do amigo que te recomenda um produto que ele comprou, testou e gostaria que você também o fizesse.
Isso o merchandising local na TV faz como ninguém! Não é à toa que milhões de reais são investidos todos os anos neste formato. Mas não só capaz de vender muito bem e trazer um ótimo retorno sobre o investimento, o merchandising é completamente adaptável regionalmente. Você pode fazer a divulgação do mesmo produto em diferentes regiões do país e ainda assim falar a linguagem local sem perder a essência da comunicação nacional da marca. Por isso ela combina tanto com a regionalização.
Além das vantagens que falamos acima sobre a essência do merchan, existem muitas outras que podemos citar, principalmente as vantagens do merchan regional. Entre elas, podemos destacar:
1. Otimiza Recursos:
Investir em um merchan em programa de abrangência nacional, é um investimento muito alto comparado aos valores dos programas locais de TV. E ao fazer essa estratégia com a SMBR sua empresa ainda tem ainda mais vantagens. Por possuir 23 escritórios em diferentes estados brasileiros, conseguimos comprar mídia local com melhores negociações resultantes do nosso relacionamento com nossos parceiros locais.
Estes diferenciais alinhados com uma equipe focada em resultados, torna possível otimizar recursos para sua empresa, além de potencializar a credibilidade da sua marca no mercado de mídia.
2. Rompe o abismo entre marca e consumidor
As pessoas se identificam mais quando se sentem representadas. O mesmo sentimento é provocado quando uma propaganda é feita com estratégia regional. Ao ter como interlocutor um influenciador local, a divulgação do produto é feita de maneira que a comunidade compreenda. Para isso, são utilizados exemplos cotidianos, problemas e situações reais que essas pessoas enfrentam, tudo para fazer com que o produto não seja “apenas mais um”, mas sim aquele que de fato é capaz de solucionar o problema delas.
Quando se trata de decisão de compra, uma pessoa influente é diferente de uma conhecida ou famosa. Uma pessoa famosa, conhecida nacionalmente, certamente traz muitos resultados para as marcas. Mas, você já pensou em como um influenciador local pode trazer além de resultados, a conexão emocional necessária com a região que você quer atuar?
O que queremos dizer com isso é que, nem sempre, uma celebridade nacional conseguirá convencer poderosamente uma região, mas uma pessoa local influente sim. Basta você comparar uma celebridade com algum amigo íntimo ou familiar seu. Qual deles tem mais influência sobre suas decisões de compra? É o mesmo raciocínio utilizado para escolher uma pessoa influente em vez de uma pessoa simplesmente famosa.
Outro aspecto que fortalece este fato é que apresentadores de programas regionais vivem como um cidadão local e conhecem todos os costumes e práticas locais. Esses apresentadore s regionais são mais “alcançáveis”, são facilmente encontrados, seja no supermercado, no parque da cidade, no shopping, na praia ou no cinema. Isso os torna “um de nós” e esse pensamento é capaz de conectar emocionalmente o público com sua marca.
3. Torna sua marca presente
Outro fator importantíssimo do merchandising regional é deixar claro para o telespectador de que sua marca está presente na região. Muitas vezes um merchan nacional passa a sensação de ser algo distante, já o regional não. Por mais que você não possua uma loja física na região, a comunicação regional faz com que a comunidade local tenha a impressão de que você está presente, que você está perto e que o seu produto não irá demorar a chegar e qualquer problema de logística será resolvido rapidamente.
Essa proximidade estimula a segurança e a confiança em sua marca. Empresas que parecem distantes têm dificuldade de gerar esses sentimentos. O merchan regional, através de um apresentador regional, consegue quebrar essas barreiras geográficas, basta possuir uma comunicação eficaz.
4. Matar dois coelhos com uma cajadada só: se conecta com consumidor final e ao mesmo tempo com os fornecedores do seu produto
Essa aqui é um plus. Estar presente em uma mídia de massa como a TV não chama a atenção apenas do consumidor final, mas também de possíveis fornecedores que veem em seu produto uma oportunidade.
São tantos os benefícios do merchandising local na TV que com certeza iremos precisar de mais artigos para contemplar a maioria deles, mas estes que citamos aqui são, de maneira geral e ampla, os mais importantes para enxergarmos o merchandising como uma excelente ferramenta dentro da estratégia de regionalização. Como observamos, o Rei do ROI se encaixa perfeitamente para a sua empresa.
A SMBR é a maior agência de regionalização do Brasil. Nós temos o know-how necessário para execução de cada ação do merchan local na TV, o rei do ROI. Com isso, solucionamos todos os problemas que são apontados nas reuniões de brainstorming referentes ao merchandising, principalmente problemas referentes à operacionalização e gestão de todo o processo do merchan local na TV – inclusive a contratação de merchandetes, networking com os apresentadores, análise de cada corte e metrificação dos resultados.
Entre em contato conosco pelo 0800 887 0922 ou então envie-nos uma mensagem pelo chat abaixo 🙂
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