Spotify

Anúncios no Spotify: conheça 4 benefícios do Spotify para a sua marca

Os benefícios do Spotify são inúmeros. Em abril de 2019 a plataforma alcançou 100 milhões de inscritos pagantes na sua plataforma e ao todo o número de usuários (free e premium) já passa de 217 milhões. As assinaturas variam de R$1 real por mês — no caso das promoções que são realizadas frequentemente — até R$26,90, que é o valor do plano família.

Mas é claro que nem todo mundo quer gastar essa grana com um serviço de streaming de música, por isso a empresa encontrou uma forma de permitir o acesso free às músicas e aos podcasts, sem deixar de ganhar dinheiro permitindo anúncios no aplicativo e na web.

O número de anunciantes têm aumentado mensalmente porque o Spotify é o lugar ideal para marcas inovadoras. A plataforma tem um enorme potencial de conexão emocional com o público, além de ter métricas completas entregues mensalmente pelo próprio Spotify. Veja alguns outros benefícios do Spotify para anunciantes:

Público fiel e conectado, um dos benefícios do Spotify

O Spotify chegou ao Brasil em 2008 e já está conectado a todos os clusters possíveis, está em todas as regiões do país e nos ouvidos de pessoas de todas as idades. Há quem acredite que estão na plataforma exclusivamente pessoas que gostam de pop, indie ou estilos alternativos, mas para contrariar essa visão, em maio deste ano a cantora Marília Mendonça, ícone do sertanejo, foi a mais ouvida do Spotify no Brasil.

A marca faz de tudo para agradar ao seu público. Por exemplo, desde 2015 a plataforma começou a permitir a publicação de podcasts, os áudios informativos ou opinativos que são febre globalmente. Hoje, é possível encontrar os podcasts mais famosos do Brasil na plataforma e até fazer anúncios específicos na transmissão deles. Para quem tem a versão premium do Spotify, também é possível fazer o download dos podcasts para ouvir em qualquer lugar.

Conforme o Spotify, os ouvintes são engajados o dia todo, não apenas nos tradicionais horários de pico, o que favorece na hora da criação de campanhas de publicidade na plataforma.

Fácil regionalização, um dos mais importantes benefícios do Spotify

Através de um extenso banco de dados fornecido pelo Spotify, é possível criar uma mídia estratégica voltada para a experiência do usuário. Com isso, a marca consegue falar com o público numa linguagem que ele quer ouvir e não se torna mais uma propaganda chata que rola entre as músicas de uma playlist, por exemplo.

Para entender como cada usuário de comporta o Spotify analisa dados como as faixas e artistas mais tocados, o número de vezes que são escutados, o contexto cultural desses artistas e características das músicas, além de dados como a idade, gênero e localização do ouvinte.

Através desses dados, a marca consegue realizar uma estratégia de regionalização, personalizando o anúncio de acordo com a região além do gosto musical do ouvinte que quer atingir. Ao anunciar na playlist do artista preferido do usuário, na linguagem em que ele se comunica, a marca cria uma conexão emocional com seu público.

Por exemplo, um anúncio que é destinado à população da Bahia pode contar com algum ídolo da região como a Ivete Sangalo, que além de fazer uso de uma linguagem e sotaque da região, também é conhecida e geraria uma conexão emocional com o público.

Métricas personalizadas

Através de uma parceria com quatro empresas, o Spotify faz uma análise de seus resultados, gerando relatórios que podem ser acessados pelos clientes para medir repercussão, reação e alcance de cada um de seus anúncios.

A mensuração da reação é um dos dados mais importante para os anunciantes, já que através dele é possível descobrir se o anúncio influenciou ou não a decisão de compra do público-alvo.
Segundo estudo da Nielsen Consumer Neuroscience, os usuários do Spotify têm maior identificação com as marcas, gerando maior intenção de compra em comparação à concorrência.

Conexão emocional com o público

Estar conectado emocionalmente com o seu público é um dos maiores benefícios do Spotify pois você consegue atingir os ouvintes em um momento descontraído do dia, aquele em que se está escutando a playlist favorita, por exemplo. Na era do marketing digital, é necessário não só aparecer para ser lembrado mas aparecer da forma certa.

A máxima atualmente é se tornar relevante para alcançar o sucesso, ou seja, não basta somente estar no Spotify em um momento cool do dia de seu público-alvo jogando anúncios e mais anúncios em uma playlist. É preciso ter claro o que se quer comunicar para explorar tudo o que o Spotify tem a oferecer.

Depois de conhecer os benefícios do Spotify para a sua marca, é fácil perceber o potencial desta plataforma para o marketing de qualquer negócio. O importante é ter uma boa estratégia para saber como e com quem se comunicar. Para isso, conte conosco. A SMBR entende de regionalização, estratégia e Spotify.

 

 

 

 

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Walter Ziebarth

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Walter Ziebarth

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