Blockchain e Mídia Programática: como trabalhar essas duas ferramentas em conjunto

O que é Blockchain? Muitos executivos envolvidos em Mídia Programática podem em breve começar a fazer essa pergunta à medida que o Blockchain emerge como uma tecnologia com capacidades potencialmente disruptivas.

Assim como a Mídia Programática revolucionou a forma como o anúncio é comprado e vendido, o Blockchain pode revolucionar o programa, abrindo-o para mais anunciantes e agilizando ainda mais as transações.

Os defensores da ferramenta dizem que esta tecnologia – a mesma coisa que está subjacente ao Bitcoin – pode ser usada para permitir que os anunciantes comprem publicidade online sem um intermediário, ou pelo menos com menos interferências.

Mas antes de falar como essas duas ferramentas funcionam juntas, vamos entender um pouco cada uma delas.

O que é a Mídia Programática?

A Mídia Programática geralmente se refere ao uso de software para comprar publicidade digital, em oposição ao processo tradicional que envolve negociações humanas e processo manual. É usar máquinas para comprar anúncios, basicamente.

Por que a Mídia Programática é importante?

Eficiência. Antes da Mídia Programática, os anúncios digitais eram comprados e vendidos por consumidores e vendedores, que podem ser caros e não confiáveis. A tecnologia de Mídia Programática promete tornar o sistema de compra de anúncios mais eficiente e, portanto, mais barato, removendo humanos do processo sempre que possível.

O que é Blockchain?

O Blockchain é uma base de dados digital que fornece uma maneira segura de fazer e registrar transações, acordos e contratos – tudo o que precisa ser gravado e verificado.

No entanto, de forma única, em vez de ser mantido em um lugar como banco de dados mais tradicional, ele é compartilhado em uma rede de computadores. Esta rede pode abranger apenas um punhado de usuários, ou centenas e milhares de pessoas. O banco de dados torna-se uma longa lista de transações que ocorreram desde o início da rede, aumentando ao longo do tempo.

Como funciona?

Blockchain é executado em software de computador especializado que opera nos bastidores, distribuindo automaticamente informações para o banco de dados à medida que novas transações são feitas. A tecnologia Blockchain está no mercado há vários anos e seu uso mais conhecido até agora é o Bitcoin, a moeda virtual que surgiu em meados de 2008.

Os usos do Blockchain não se limitam às transações financeiras, e os entusiastas estão olhando para outras formas de aplicações para a tecnologia, especialmente para os tipos de transações em que muitas vezes há conflitos ou problemas de confiança, como por exemplo, adivinha, a compra de publicidade digital.

Qual é o benefício do Blockchain para a Mídia Programática?

Transações mais rápidas e mais baratas. Uma das primeiras empresas a aplicar op Blockchain a Mídia Programática foi o BitTeaser, uma rede de anúncios formada em 2015 por técnicos na Ucrânia e na Dinamarca. O BitTeaser fornece um mecanismo para colocar anúncios via dinheiro digital.

Os usuários podem comprar anúncios e pagá-los usando Bitcoin, Dogecoin ou qualquer outra moeda virtual. Ao permitir que as compras de anúncios através de transações basicamente em dinheiro, a BitTeaser e outras empresas, como ela, derrubam muitas barreiras para a entrada de pequenos anunciantes – como ter uma conta bancária, por exemplo.

Para os maiores anunciantes, o Blockchain simplesmente remove outra camada entre compradores e vendedores. No entanto, não está claro quantas barreiras que o BitTeaser tira das transações. Em seu site, a empresa afirma que os anunciantes obtêm a “porcentagem mais alta por clique”.

A maior mudanças que o Blockchain pode causar é agilizar as transações entre compradores e vendedores. Mídia Programática eliminou as ordens de inserção e a pechincha entre representantes humanos que costumava atrasar o processo.

No entanto, o processo ainda exige mão de obra humana, como o pagamento de faturas, por exemplo. O uso de Bitcoin ou outra moeda virtual baseada em Blockchain pode também remover essas barreiras, tornando o processo ainda mais rápido.

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Walter Ziebarth

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