A falta de brand awareness é a raiz de vários problemas de marketing: desde a falta de visibilidade até o engajamento com o cliente.
Não é possível que uma empresa opere com sucesso até e a menos que os consumidores estejam cientes dessa marca e de seus produtos. Por exemplo, as pessoas tendem a comer alimentos que pertencem a uma marca de renome, pois não querem comprometer sua saúde. Uma marca bem conhecida terá números de vendas maiores do que uma marca comum vendendo o mesmo item a um preço menor.
Os consumidores se inclinam para produtos de marca de renome, apesar de seus preços serem um pouco mais altos. Isto é devido a awareness de que o produto foi capaz de gerar nas mentes dos consumidores. Quanto maior a percepção da marca, maior é a mentalidade do consumidor em comprar seus produtos.
Também chamada de conscientização da marca, Brand Awareness é, na verdade, tornar o consumidor familiarizado com uma determinada marca ou produto. A disponibilidade e a existência de uma marca específica nas mentes das pessoas é muito importante, pois vivemos em um mundo onde as pessoas tendem a se inclinar aos produtos com maior visibilidade.
Tornou-se vital que a maioria das pessoas, pelo menos, tenha ouvido falar sobre a marca e reconhecê-la, pois ela pode se tornar um ativo para a empresa. Porém, não a maioria total, mas a maioria do seu público-alvo, que é o que realmente interessa para você.
A decisão de um consumidor de comprar ou não um produto depende, muitas vezes, da sua consciência sobre essa marca em particular, ou seja, do awareness. O entendimento ajuda a facilitar a escolha. Quando um consumidor vai a um mercado, ele passa pelas diferentes marcas de um determinado produto, mas ele definitivamente comprará o produto mais conhecido para experimentar ou então vai direto naquele que ele conhece e confia.
A verdade é que está se tornando cada vez mais difícil ganhar a confiança e a lealdade dos consumidores em mercados competitivos, particularmente com pesquisas sugerindo que apenas 36% dos compradores dizem ter fé em grandes marcas para fazer o que é certo em qualquer situação.
Com o marketing de hoje se tornando uma indústria mais voltada para experimentos, todo um novo conjunto de desafios aguarda os profissionais de marketing. À medida que as pessoas passam mais tempo on-line, montar base robusta de brand awareness é como subir uma ladeira. Não é de se admirar que 77% das pessoas de B2B estejam se voltando para o marketing de conteúdo para criar awareness entre os clientes em potencial.
Brand awareness é uma força motora que impulsiona a narrativa de toda a sua empresa. Na verdade, o reconhecimento da marca não existe a menos que você tenha consciência de marca.
A distinção entre awareness e reconhecimento é sutil, com a primeira referindo-se a um estado de conhecimento possuído pela perspectiva e a segunda como um conhecimento cognitivo, processo resultante da conscientização da marca.
Um exemplo perfeito de reconhecimento de marca é quando você associa o slogan Abra a Felicidade à Coca Cola. Por outro lado, um bom exemplo de brand awareness é quando alguém pensa na marca Moleskine quando alguém menciona cadernos simples, mas bonitos.
Ao contrário de outros aspectos do marketing que são especificamente mensuráveis, o awareness da marca não tem um benchmark concreto. Como Jim Lenskold, especialistas em métricas de marketing, escreve:
“O valor do brand awareness é o equivalente a metade de uma nota de US$ 100. A menos que você saiba onde encontrar a outra metade, não há realmente nenhum valor. O conhecimento da marca não tem um valor financeiro próprio, mas faz parte do esforço coletivo necessário para o marketing impulsionar as vendas incrementais.”
Quer o seu esforço de marketing coletivo envolva SEO ou marketing de conteúdo, o foco nos esforços de awareness oferece a seguinte vantagem:
Quanto mais os seus clientes em potencial estiverem cientes da presença, missão e valores da sua marca, mais você poderá ganhar sua confiança. Embora a lealdade do cliente seja considerada o Santo Graal do marketing, a lealdade não pode existir sem primeiro a confiança.
Penetração de mercado mais fácil e posição de mercado segura
As empresas que desenvolveram um forte awareness acham mais fácil dominar seu nicho. Em um estudo cross-industry publicado em 2010 no International Journal of Research Marketing, pesquisadores alemães concluíram que o conhecimento da marca impulsiona significativamente o desempenho do mercado, enquanto controla a qualidade técnica do produto e a qualidade do serviço.
Ser bem-sucedido ao promover awareness significa que você posicionou sua marca de maneira a ser desejável e diferente da concorrência. Uma identidade de marca pegajosa acabará resultando em maior aquisição e vendas de leads.
Como você se faz conhecido
Ao planejar sua próxima estratégia de conscientização de marca, saiba que a jornada possui três estágios para gerar awareness:
Criando consciência da necessidade/problema.
Demonstrando a solução básica para essa necessidade/problema
Vendendo sua solução e sua marca como a melhor versão
Etapas 1 e 2 podem ser realizadas, fornecendo conteúdo que educa seus clientes potenciais. O passo 3 é onde você fala sobre sua marca.
Como aumentar o brand awareness
Há muitas maneiras de aumentar o brand awareness, mas para nós, a maneira mais simples de fazer isso é ir diretamente para a fonte. Pergunte a si mesmo: “Onde meus potenciais compradores/consumidores gastam seu tempo?”.
Enquanto a importância do awareness permanece inalterada e não desafiada por gerações, a melhor prática para construí-la é acompanhar as tendências sociais, comportamentais e tecnológicas.
Para isso, um trabalho profundo de regionalização pode ajudar você a encontrar os lugares onde o seu target estão depositando sua atenção além de seus hobbies, empregos, famílias e etc. Esse awareness pode vir de mídias offline e online, basta compreendermos os hábitos do seu target.
Mas uma coisa é certa: mídias sociais e mecanismos de busca como Google, Facebook, Instagram e Youtube consomem horas de tempo de bilhões de pessoas todos os dias. É uma das melhor maneiras de impulsionar o seu potencial e capturar a atenção do target.
Digitalmente, essas plataformas são a melhor maneira de aumentar o awareness de sua marca para que você não se perca na quantidade grande, mas finita, de outras marcas que seus consumidores podem comprar. O AGORA é o único momento que realmente existe, e adiar a tentativa de expandir sua empresa com novos métodos de marketing/propaganda é desperdiçar tempo e dinheiro. Especialmente porque muitas empresas já estão caindo pesado nesses métodos de publicidade.
Muitos donos de empresas parece ter medo de confiar nessas plataformas para criar awareness. A verdade é que o medo nunca levou ninguém a lugar nenhum e vai atrasá-lo instantaneamente nos negócios. Outra verdade é que, hoje em dia, é onde seus consumidores gastam tempo (se não a maior parte dele).
Pense em quantos e-mails, anúncios e comerciais de TV/rádio você simplesmente não presta atenção porque não são novos, empolgantes ou envolventes. Não estou dizendo que esses métodos não funcionem! Não é isso, muito pelo contrário, mas que eles SOZINHOS não conseguem atingir o potencial total de awareness que você poderia atingir se utilizasse em conjunto com redes sociais e mídia digital em geral.
Além das mídias digitais, outro tipo de mídia tem chamado a atenção e crescido exponencialmente: a mídia OOH. A publicidade Out-of-Home (fora de casa) é, sem dúvida, também é uma excelente maneira de construir awareness.
É importante entender que há muitos tipos diferentes de mídia OOH disponíveis, por isso, antes de mergulhar, é importante entender as diferenças, os benefícios e as melhores práticas de publicidade para o seu negócio. Mas essa é uma tendência que esfriou por um tempo, mas está voltando com tudo! Principalmente por causa do auxílio da tecnologia e da conectividade multiplataforma.
Como podemos ver, awareness é um elemento de marketing importante, mas muitas vezes mal compreendido, e que é cada vez mais capaz de impulsionar o crescimento sustentável dos negócios, vendas poderosas e campanhas mais econômicas.
A principal vantagem do awareness é que o comprador tem conseguido se conectar emocionalmente com a marca e seus valores. Se um consumidor visita uma loja para um produto específico (por exemplo, um telefone celular), ele pode se deparar com vários telefones de marcas diferentes, mas com os mesmos recursos diferenciados. É nesse ponto que a conexão emocional surge e se torna um grande influenciador.
É tentador ir direto para campanhas menos abstratas em que os dados podem ser facilmente medidos, como a geração de leads. Embora possa gerar ROI, não é sustentável a longo prazo. Dominar o brand awareness significa aderir ao básico antes de saltar para campanhas mais complexas. Afinal de contas, você não pode aperfeiçoar sua embaixadinha, sem antes aprender a dominar a bola corretamente.
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