Uma pesquisa realizada pela Ipsos mostrou a diversidade de interesses e costumes do consumidor metropolitano das cinco regiões do Brasil. Esse estudo foi apresentado pelo SBT em um evento para agências e profissionais de mídia.
A pesquisa é dividida em três partes: interesses de cada local, hábitos de lazer e formas de consumir conteúdo. A Ipsos ouviu mais de 34 mil pessoas, entre janeiro e dezembro de 2016, para publicar o seu estudo e apenas comprovou algo que já sabíamos: O nosso Brasil é gigante!
Cada canto do nosso país possui pessoas e culturas completamente distintas e não seria diferente também com seus hábitos de lazer, consumo e interesses. Viajar para a outra extremidade do mapa é quase como se tivéssemos em outro país.
Segundo a pesquisa, o consumidor urbano médio tem como principal interesse produtos audiovisuais artísticos. Em segundo e terceiro lugar estão: saúde/bem-estar e política/economia/atualidades, respectivamente. As diferenças regionais aparecem dentro desse escopo. Em São Paulo, o consumo de conteúdo sobre tecnologia é destaque. Já no Nordeste, religião aparece como um dos principais assuntos.
Quando o assunto é lazer, as diferenças entre as regiões também são presentes. No Sul, por exemplo, atividades caseiras – como fazer comida para amigos – são parte significativa do tempo livre dos consumidores, segundo a pesquisa. Já no Rio de Janeiro, a atividade física externa tem esse papel de divertimento.
Porém, tem uma coisa que não muda para o brasileiro: a TV. Mesmo na era digital, a televisão continua sendo o principal meio de consumo de conteúdo de todo o país. No entanto, o uso de smartphone e demais dispositivos móveis tem crescido ano a ano.
Esse estudo é de grande valor tanto para emissores de televisão, quanto para profissionais e agências de mídia. Para nós, especialistas em mídia regionalizada, este estudo traz grandes benefícios. Não somente para nós, mas também para os nossos clientes, pois poderemos ajudá-los ainda mais na divulgação de seus negócios regionais.
Ainda mais com a chegada do Novo Marketing. É nítido vermos muitas empresas investindo em criar ambientes, sensações, sentimentos e estilos de vida para quem consome seus produtos e serviços. E isso tem se tornado um fator decisivo no momento de compra.
O produto/serviço já não é mais um fim em si mesmo. Os consumidores de hoje em dia estão cada vez mais exigentes. Ele precisa sentir-se fazendo parte de um grupo seleto. O produto ou serviço precisa garantir a ele algo além da própria função.
Mas tudo isso pode ser desperdiçado se você não fizer um bom trabalho de regionalização. Você pode transformar seu produto ou serviço em uma experiência incrível, mas sem regionalização como saberá se tem atingido o público certo?
Se você quer saber mais sobre a importância da regionalização, temos alguns artigos que podem te ajudar: 4 motivos para investir em mídia regionalizada, Porque devo Regionalizar minha mídia?, O Novo Marketing e a importância da regionalização.
Nós, da Soluções Mídia Brasil, fazemos todo um mapeamento regional e, com isso, conseguimos falar a língua da região da persona, sabendo o que ela mais gosta e o que vai atrair mais resultados, buscando o reconhecimento da sua marca.