A regionalização sempre existiu. Talvez não com este nome, mas ela sempre esteve presente. Começou de maneira natural, com empresas locais fazendo seus anúncios e propagandas para as pessoas próximas. Isso até hoje acontece! Mas veio então a revolução digital e encolheu o mundo.
Hoje em dia, trocar informações com contatos em outro país é tão fácil quanto conversar com o vizinho (às vezes até mais fácil). O mesmo aconteceu com o marketing. Agora, uma pequena empresa consegue vender seus produtos para todo um país, por meio da internet.
No entanto, viu-se que essa facilidade na troca de informações não significa necessariamente uma boa comunicação entre as partes. Por isso, surgiu a estratégia de regionalização. Ela consiste na perfeita comunicação entre a empresa e o público que ela quer atingir, criando conexão, confiança, segurança e, por fim, gerando retorno sobre o investimento.
A regionalização tem o mesmo princípio dos anúncios locais, feitos por empresas locais. Refere-se ao processo de adaptação de linguagem, estratégias de comunicação e, às vezes, até mesmo conteúdo para se adequar melhor ao seu público alvo em um determinado local.
É claro que as empresas locais não precisam dessa adaptação, pois já a fazem a comunicação regionalizada de forma natural. Por isso, a regionalização é uma estratégia principalmente voltada para empresas que desejam entrar em uma determinada região. Ou seja, empresas de outra cidade, estado ou país que desejam tornar sua marca conhecida em determinado local.
Em palavras simples, é anunciar para um local como se você pertencesse a ele. A regionalização acontece em sua plenitude quando o público não consegue fazer a distinção entre a comunicação de uma empresa local ou da sua empresa (que vem de fora).
A regionalização é tão importante quanto o próprio marketing. É muito mais do que anunciar em determinada região. Trata-se de adaptar sua mensagem para garantir que ela atinja em alto e bom som, apesar das diferenças e expectativas regionais, culturais, sociais e econômicas.
Por exemplo, consumidores gaúchos e nordestinos falam a mesma língua (apesar de algumas diferenças culturais e particularidades linguísticas). No entanto, não podemos simplesmente usar a mesma comunicação. Afinal, não basta apenas o uso do bom português. Há linguagem regionais e formas de escrita a considerar.
Cada canto do Brasil possui pessoas e culturas completamente distintas, assim como seus hábitos de lazer, consumo, interesses e personalidades locais. Viajar para a outra extremidade do mapa é quase como se tivéssemos em outro país.
A regionalização é o caminho; o segredo para um negócio com crescimento uniforme e sustentável, pois o investimento é menor, o impacto é maior e a conexão é muito mais profunda.
A adaptação de campanhas de marketing para diferentes culturas é demorada e, certamente, nem sempre é fácil para muitas empresas sem a experiência regional. No entanto, entender as preferências do mercado regional, tendências culturais, dialetos e termos regionais é fundamental para o sucesso dos seus esforços de regionalização de marketing.
Garantir que sua abordagem seja apropriada e se adapte à outra cultura é fundamental para o sucesso. Por isso que você deve investir em regionalização. Ela é a única capaz de fazer a sua empresa se comunicar em qualquer lugar do mundo.
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