Qual é a diferença entre o outbound e Inbound marketing? Ambos são usados para trazer clientes, certo? Bem, sim, mas é aí que a semelhança termina. Vamos tentar compreender um pouco mais as características de cada tipo de marketing, para que você possa decidir qual é a melhor estratégia para você.
O Outbound Marketing nada mais é que a conhecida mídia offline, podendo ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Ele usa uma variedade de métodos para divulgar produtos ou serviços.
Material gráfico e por mala direta – Praticamente desde da criação da concepção da propaganda, comerciantes divulgavam seus produtos e serviços. Sendo desde o boca a boca até o material gráfico, como flyers, folders entre outros. Depois, criou-se também a famosa mala direta. Toda vez que você abre seu email, está cheio de catálogos, folhetos e outros “lixos eletrônico” que vão diretamente para a lixeira. Apesar de ser um representante ruim, continua a ser uma fonte popular de publicidade.
Anúncios de TV e rádio – Quando o rádio se tornou popular na década de 1920, os anunciantes começaram a patrocinar shows. À medida que a televisão entrava em cena, os programas de rádio desapareceram ou mudaram seu formato, mas os anúncios não. Ligue o rádio e você provavelmente será inundado com anúncios entre as músicas. Os comerciantes tomaram consciência da popularidade da televisão no dia a dia das pessoas e passaram a criar anúncios criativos e inovadores para capturar a atenção (e as carteiras) dos telespectadores.
Telemarketing – Imagine: você acabou de se sentar para jantar, e antes de poder desfrutar sua primeira mordida, o telefone toca. Você atende, e é um telemarketer. Suspiro. Desde o início dos anos 80, as empresas gastam bilhões de reais em telemarketing. Por mais que muitos de nós achamos chato receber essas chamadas, é uma das estratégias de outbound que ainda traz resultado.
OOH – ou out of home como é conhecida, é basicamente todo tipo de mensagem e comunicação te impacta quando você estiver fora de casa, ou seja, todos os painéis, telas e mobiliários urbanos que encontramos em shoppings, aeroportos, elevadores e tantos outros lugares. Mas o grande diferencial, é que o OOH é uma mídia como poucas formas de anúncios podem ser: encontra o consumidor nos momentos em que ele está mais receptivo a receber novas informações, como fazendo compras, viajando ou praticando uma corridinha no final do dia.
O que esses métodos têm em comum? Eles são difíceis de evitar. Certo, as pessoas podem mudar o canal quando um comercial vem, folhear os anúncios da revista ou lançar as malas diretas direto para a lixeira, mas não é possível detê-los completamente.
Entre elas o CAC, custo de aquisição do cliente e a taxa de conversão. Já quando se trata dos acessos ao site durante o período da campanha offline, o Google Analytics e o rastreamento de IP, que indica a geolocalização dos IP’s podem ajudar nisso.
O termo inbound marketing foi primeiro cunhado pelo co-fundador do HubSpot, Brian Halligan, no final da década de 1990. As sementes para o inbound marketing foram semeadas antes disso, com ideias como marketing de permissão e marketing de relacionamento.
Nós acreditamos que o marketing de entrada obtém resultados mensuráveis que afetam o seu resultado financeiro final. O inbound marketing faz sentido para muitas empresas que estão buscando uma nova maneira de aumentar seus números de vendas sem aumentar seu orçamento de marketing.
Ambos focados em assumir uma abordagem menos agressiva e mais personalizada para a venda, criando relacionamentos duradouros com clientes satisfeitos ao longo do tempo. Aqui está um resumo rápido das táticas de inbound marketing de uso comum:
SEO – SEO, ou otimização de mecanismos de pesquisa, ajuda a sua empresa a aparecer com mais frequência e com melhores posições em pesquisas na Internet. Existem vários mecanismos de pesquisa usados por pessoas em todo o mundo e é importante que seu site esteja classificado na lista de respostas a determinadas palavras-chave ou frases-chave.
Marketing de conteúdo – Mais e mais empresas estão incorporando blogs em seus sites, e você pode agradecer o marketing de conteúdo por isso. O marketing de conteúdo dá às empresas a oportunidade de informar e educar seus consumidores sem estarem “muito envolvidos” com isso.
Eles oferecem a informação, e os consumidores podem encontrá-la quando estiverem prontos para tal. Com isso em mente, é importante ter conteúdo relevante para todas as etapas da jornada do comprador em seu site. Dessa forma, você pode atender seus clientes onde estiverem.
Mídia social – Se você não possui uma conta em pelo menos uma plataforma de redes sociais, está perdendo uma oportunidade de ouro de se conectar com seu público. Você pode interagir com clientes reais, desenvolvendo um relacionamento no Twitter, Instagram, Facebook ou Linkedin, que lhe dará lealdade ao longo do tempo.
Email marketing – Não, não queremos dizer spam. Estamos falando de e-mails cuidadosamente elaborados e enviados através de gatilhos ao longo de uma jornada do lead para se tornar um cliente. Esses e-mails oferecem informações valiosas e conteúdo útil para o cliente usufruir. O email correto no momento certo pode levar um lead incerto para o fundo do funil de marketing e mais perto de se tornar um cliente pagante.
Você pode medir o sucesso de sua campanha de inbound através de testes A/B (para que você possa ver qual linha de assunto de e-mail obtém mais abertura, ou qual CTA obtém mais cliques).
Em geral, as duas estratégias geram resultados se executadas de maneira correta, levando sempre em consideração a forma como sua empresa deseja se posicionar e comunicar, verificando assim, quais das duas estratégias se encaixam melhor, sendo quase que obrigatoriedade que ambas caminhem juntas, aumentando a chances de conversão.
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