Para alcançar o sucesso do marketing digital aproveitando uma estratégia baseada em localização, os profissionais de SEO mais experientes começam no mesmo lugar: criando e otimizando o Google Meu Negócio.
E por um bom motivo.
O Google Meu Negócio – a ferramenta gratuita do Google que ajuda os proprietários de empresas a gerenciar sua presença on-line em todo o mecanismo de pesquisa e seu crescente portfólio de funcionalidades – oferece o maior impacto para marcas que buscam exposição local.
O valor do Google Meu Negócio é o mesmo, quer você tenha uma localização ou uma centena: coloque o seu endereço comercial, horas e informações de contato para pessoas que procuram serviços como o seu perto de onde ela está.
Listar um único negócio é fácil, mas listar mais de dez é um processo muito mais complexo. Sabemos disso porque atualizamos e gerenciamos diariamente para nossos clientes, algo necessário para mostrar as informações corretas nos mapas e para conectar nossa estratégia do Google ADS aos dados de localização.
Como o Google reduziu o número de resultados locais de 7 para 3 em 2015 , tornou-se mais importante do que nunca para as empresas estarem no topo nesses resultados. Ainda mais agora em que uma em cada três buscas no Google é feita com intenção local, há mais tráfego disponível do que nunca.
Por outro lado, a concorrência por esse tráfego é feroz, o que significa que os erros podem custar caro. Você pode acabar perdendo muitas vendas devido a informações ausentes ou conflitantes nas fichas do Google Meu Negócio .
Para empresas com vários locais, isso é um problema real; cada local da empresa tem um endereço exclusivo e detalhes de contato. Como as grandes empresas podem garantir que não sejam penalizadas por informações conflitantes no perfil do Google Meu Negócio?
Felizmente, o Google está ciente desse problema e permite que os proprietários de empresas reivindiquem fichas de vários locais. No entanto, para ser verificado pelo Google como tal, algumas condições devem ser atendidas primeiro. Um negócio deve:
Ter pelo menos 10 locais
Não seja um negócio de serviços
Não seja uma agência gerenciando vários clientes
Depois de reivindicar sua empresa de localização múltipla no Google Meu Negócio, o próximo passo é otimizar sua ficha. Mas antes que você possa fazer isso, você deve primeiro entender quais fatores influenciam sua chance de aparecer no ‘top 3’ local.
O mais importante deles é a precisão em todas as plataformas. Isso significa garantir que todas as informações sobre sua empresa sejam consistentes em todos os sites em que aparecem, incluindo Facebook, Foursquare, Apple Maps, Bing, e, é claro, seu próprio website.
Os robôs do Google rastreiam todas essas páginas e, ao encontrar informações sobre sua empresa, irão compará-las à sua ficha do Google Meu Negócio para estabelecer sua validade. Quaisquer inconsistências irão levantar uma bandeira vermelha sobre a precisão de suas informações e, provavelmente, levarão a sua ficha no Google Meu Negócio ser penalizada no ranking.
Certifique-se de excluir quaisquer listagens ou contas duplicadas que possam ter sido criadas por outros membros da equipe em outros locais.
A maneira mais fácil de conseguir isso é simplesmente copiar e colar da sua listagem do GMB.
O Google considera seu website a fonte mais “oficial” de informações sobre sua empresa, portanto, garantir que o Google possa acessá-lo é essencial.
Isso fornece a cada local uma referência única e uma página “Sobre”, cada uma com informações precisas que o Google pode rastrear.
Pode ser tentador permitir que cada gerente de local ou gerente regional configure sua própria conta e gerencie seu próprio perfil de localidade, mas isso NÃO é algo que você deve fazer. Ter cada local e gerente regional configurado pode gerar problemas quando o gerenciamento for alterado ou quando houver dados que precisem ser aplicados em todos os locais.
Por exemplo, se você não tiver controle sobre todos os locais e alterar seu domínio ou seu website, é possível que nem todos os seus gerentes atualizem seus perfis para refletir isso, e informações erradas ou desatualizadas poderão ser fornecidas aos seus clientes.
Manter todos os perfis com uma conta corporativa central também permitirá a uniformidade de como a empresa fornece informações e se classifica, além de manter o controle dentro da empresa, mesmo quando a gerência muda.
Se você quiser dar acesso a outras pessoas para editar as informações de localização na conta, adicione-as como gerentes de contas , o que lhes dará capacidade administrativa na conta comercial compartilhada, sem precisar fornecer acesso direto à conta principal. À medida que você aprova gerentes, lembre-se de que eles terão algumas permissões, bem como a capacidade de editar qualquer um dos locais nessa conta empresarial!
Se você estiver apenas configurando sua conta ou precisar fazer o upload de um grande número de locais, faça uma planilha de upload em massa e use a ferramenta de importação para fazer o upload de todas elas de uma só vez.
Se você tentar fazer o upload de um local do qual alguém já reivindicou a propriedade, ele aparecerá na sua listagem de local como “Proprietário diferente” e terá a opção de solicitar a propriedade da página. O proprietário atual precisa primeiro aprová-lo como gerente e depois transferir a propriedade.
É provavelmente melhor entrar em contato com os gerentes locais e verificar se algum deles reivindicou a propriedade para suavizar esse processo. Isso pode ser demorado e frustrante, mas reivindicar todas as suas empresas garante que você tenha controle das informações enviadas aos clientes, permita usar os dados de localização para o Google AdWords e mantenha a consistência à medida que o gerenciamento muda de mãos.
Ao sentar-se para inserir ou atualizar os locais da sua empresa, verifique se você tem todas as informações necessárias:
Você precisa decidir se está enviando para a página geral ou para a página do local específico. Se a página específica não contiver informações significativas que não estejam na página geral, sugiro que você opte por colocar a página geral em seu lugar. Isso tornará a atualização mais fácil se você redesenhar ou reestruturar seu website.
Você pode escolher apenas listar o número principal ou incluir mais números. Você quer canalizar todas as chamadas através de uma linha? Em seguida, basta incluir o número principal. Se você quiser permitir que seus usuários liguem diretamente para o departamento que estão procurando, inclua alguns secundários.
O Google Meu Negócio fornece categorias amplas que você pode aplicar à sua loja. Isso ajudará os usuários a encontrar você quando estiverem procurando algo específico que você possa fornecer. Se você se encaixa em mais de uma dessas categorias, isso não é problema! Você pode aplicar mais de uma categoria ao seu local.
Um grande benefício do Google Meu Negócio é colocar sua empresa como um alfinete no Google Maps. Esta é uma ferramenta muito útil que vai levar seus clientes até você. Em um mundo onde muitos usam um GPS (e uma boa parte deles usa especificamente o Google Maps). Para isso, você precisa saber o endereço físico da loja, e pode ser necessário usar o Google Maps para garantir que o pino acerte no ponto certo (no prédio) e não fique do outro lado do estacionamento onde um concorrente possa estar localizado.
Lembre-se de que o Google Satellite/Earth nem sempre é atualizado, por isso, é possível que seu pin esteja em um campo de árvores, mas ainda assim esteja no local apropriado.
É extremamente importante garantir que todas as informações de localização sejam precisas, pois é isso que seus usuários receberão. Se você não tiver as informações de localização completas ou tiver alguma dúvida, não tenha medo de pegar o telefone para ligar e perguntar! É uma tarefa demorada, mas você quer ter certeza de que colocou seu pin em um campo de árvores que costumava estar lá, e não um que ainda está lá.
O Google confirmará as informações que você forneceu com seu website e em qualquer outro lugar do qual ele possa extrair dados. Se houver informações diferentes sobre seus locais, como horário ou endereço físico, o Google atualizará seu perfil de localização para corresponder a essas horas.
Seu website precisa fornecer informações precisas que corroborem com o que você enviou para o Google Meu Negócio. Caso contrário, você criará confusão entre seus usuários e aqueles que estiverem procurando por você, além de solicitar que o Google analise seus locais. Se isso acontecer, você precisará passar por cada uma delas, uma a uma, e confirmar que elas têm informações precisas.
O Google extrai informações do seu negócio a partir do seu site (e possivelmente de outras fontes também!) e faz atualizações que, segundo ele, tornarão mais precisas as informações de sua localização.
O Google pode saber muito, mas não sabe tudo e, portanto, é possível que essas atualizações estejam erradas ou precisem de verificação. Também é possível que as informações que o Google já tinha contradigam as informações de sua última importação em massa e, portanto, exigem verificação.
É importante manter uma verificação constante sobre isso (mesmo que seja apenas uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas), porque as atualizações podem e serão acumuladas.
É mais fácil revisar 50 atualizações por semana, do que 500 a cada poucos meses. Não se esqueça de que as informações inseridas no Google Maps são informações fornecidas diretamente aos seus clientes. Informações erradas podem levar a confusão, frustração e perda de possíveis clientes.
Assim que você criar e otimizar sua ficha no Google Meu Negócio, você pode criar posts para aparecer diretamente no diretório de pesquisas do Google.
Vá até sua conta do Google Meu Negócio e clique em “Postagens” no menu do lado esquerdo quando estiver na sua ficha de empresas do Google. Você também pode acessá-lo clicando aqui.
Você deve ver uma tela que se parece com isso:
Ao escrever uma postagem, você tem várias opções: carregar uma imagem, escrever texto (até 300 palavras) ou adicionar um título de evento (com datas e horas de início e término). Os usuários também podem adicionar botões de call-to-action, incluindo “Saiba mais”, “Reservar”, “Inscrever-se”, “Comprar” ou “Obter oferta”. Aqui está uma captura de tela dessa interface:
Isso dá às empresas a capacidade de:
As postagens serão exibidas nos resultados da pesquisa do Google e dos mapas. Veja alguns exemplos de como as postagens do Google aparecem na pesquisa:
Setenta por cento das pessoas olham para várias empresas antes de fazer uma escolha final. Com as Postagens, você pode compartilhar atualizações relevantes e oportunas diretamente na Pesquisa do Google e no Google Maps para ajudar sua empresa a se destacar para os clientes em potencial. Além disso, ao incluir chamadas personalizadas diretamente na ficha da sua empresa, você pode escolher como se conectar aos seus clientes.
Esta poderosa ferramenta é fundamental para qualquer estratégia de regionalização. O poder de influência que o Google tem sobre as pesquisas regionais é absurdo e o Google Meu Negócio faz toda a diferença para empresas que querem se conectar com o seu cliente ou público-alvo.
Usufruir dessa ferramenta da maneira correta fará suas vendas dispararem, pois estar sensível a necessidade do seu público é fundamental para criar um relacionamento longo e duradouro com ele. A pesquisa do Google está na palma da mão do seu cliente e você precisa estar lá quando ele te procurar.
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