O Marketing de Ativação pode ajudar você a diferenciar seus negócios. Como empresário, gerente ou anunciante, existem várias coisas que você tem em comum com todos os outros empreendedores. Todos vocês querem criar o melhor produto, serviço ou experiência possível para seus clientes. Todos vocês querem competir com sucesso com qualquer empresa concorrente. E vocês todos querem espalhar a palavra sobre o seu negócio ou marca para tantas pessoas quanto possível.
Não importa quão maravilhosa seja a sua marca ou produto, é difícil ter sucesso se as pessoas não souberem quem você é, principalmente se você está tentando alcançar um mercado em outra região. O primeiro passo de qualquer negócio ou organização de sucesso é, então, divulgar sua marca e apresentar às pessoas o trabalho de qualidade que você faz.
E o chamado marketing de ativação é um importante processo. Assim como a estratégia de regionalização, o marketing de ativação é algo feito por empresas de todas as formas e tamanhos – do maior ao menor. Queremos ajudá-lo a compartilhar quem você é e o que faz com o mundo. Assim, orientaremos você nesse processo e falaremos sobre diferentes maneiras de fazer com que isso funcione para você e sua organização.
O que é marketing de ativação?
O marketing de ativação é uma campanha ou evento através do qual você torna o público em geral ciente de sua marca. Normalmente, envolve a criação de uma experiência de marca que as pessoas podem ver e interagir, como por exemplo em festivais, feiras, eventos esportivos, entre outros. O marketing de ativação cria uma reação emocional positiva em seu público. Isso os faz rir, os surpreende e lhes traz alegria. Ele os prende emocionalmente, levando a investimentos emocionais de longo prazo que os farão pensar em sua marca com carinho e querem escolher você sobre seus concorrentes.
Você pode pensar que o marketing de ativação é mais uma ideia boa, mas não! É extremamente relevante, principalmente em conjunto com uma estratégia de regionalização. Quando usado corretamente, o marketing de ativação pode gerar resultados muito reais para você, sua marca e sua base de clientes.
O marketing de ativação é uma ferramenta poderosa e você nunca deve subestimar o quanto ela pode ajudá-lo. Ele é especialmente relevante para novas marcas que estão apenas começando e precisam divulgar a si mesmas pela primeira vez. Se você está abrindo suas porta, as campanhas de marketing de ativação são vitais para se manter à tona.
No entanto, o marketing de ativação também é essencial para empresas existentes e até mesmo bem estabelecidas. Se uma empresa estabelecida quiser se redimensionar e começar a seguir em uma direção diferente ou então abrir uma filial em outra região, o marketing de ativação é necessário. Essa campanha informará o público sobre a empresa e criará entusiasmo nos clientes para experimentar essa nova marca.
Como o marketing de ativação é diferente do marketing comum?
Com base nessa definição, você pode perceber que o marketing de ativação se parece muito com o marketing comum. Então, como o marketing de ativação é diferente do marketing comum? Eles são a mesma coisa e um só tem um nome mais chique?
A resposta curta é sim e também não. Eles são dois conceitos separados, mas há alguma semelhança entre eles. O marketing comum se refere ao processo contínuo de promover sua marca e criar sua imagem pública. O marketing de ativação refere-se a uma campanha específica e limitada que ocorre quando uma empresa está apenas começando ou quando uma empresa está tentando lançar uma novidade.
Nesse sentido, o marketing de ativação envolve o marketing comum. No entanto, o marketing comum continua muito depois de a ativação inicial da marca ter terminado. Os dois estão ligados e trabalham juntos em uma relação simbiótica. O marketing comum continua o trabalho que o marketing de ativação começou e, sem o marketing de ativação, não haveria marca no mercado.
Quais são alguns métodos de marketing de ativação?
É bastante fácil falar sobre marketing de ativação como um conceito abstrato, mas outra coisa é transformar esse conceito em resultados tangíveis para sua marca. Então, quais são algumas das maneiras que você pode começar sua marca com um estrondo, permitindo que as pessoas tenham uma experiência memorável e desenvolvam associações positivas com sua empresa ou negócio?
É impossível dizer quais são as melhores estratégias de marketing de ativação, pois cada marca tem uma imagem e uma experiência única que deseja vender ao cliente, sem contar é claro as particularidades cultura e social de cada região que também afetará na forma como essa estratégia impactará. Uma empresa pode querer concentrar-se puramente em seu produto e em como ele se sai bem. Outra empresa pode querer se promover como uma organização divertida e atenciosa que sempre ajudará você a se divertir.
Como essas duas empresas estão procurando retratar coisas tão diferentes e criar reações emocionais tão diferentes em seus públicos, elas provavelmente vão querer empregar diferentes estilos de marketing de ativação.
Embora haja infinitas maneiras de criar sua campanha de marketing de ativação, há algumas maneiras pelas quais os especialistas consideram as estratégias testadas e comprovadas. Se você está procurando sugestões, tente usar uma dessas ideias. Você também pode se inspirar nessa lista e criar seu próprio método de marketing de ativação exclusivo para você.
1. Marketing de experiência
Uma das melhores e mais eficazes formas de marketing de ativação é permitir que as pessoas experimentem sua empresa ou produtos por si mesmas com uma técnica chamada marketing de experiência. É uma ótima maneira de comercializar a si mesmo, pois ela não apenas divulga sua marca para as pessoas, mas também ajuda seu produto a ficar na mente das pessoas, porque elas puderam experimentar por si mesmas.
Imagine se duas empresas diferentes estivessem anunciando refrigerante para você. Uma empresa deixou você experimentar o refrigerante, a outra empresa fez um comercial de TV que mostrava outras pessoas tomando o refrigerante. Para a maioria de nós, a primeira marca de refrigerante – aquela que você experimentou por si mesma – é a que você se lembra. Este é apenas um cenário hipotético, mas é uma ótima maneira de mostrar como o marketing de experiência pode ser muito mais eficaz do que um simples cartaz ou comercial de TV.
2. Campanhas de sampling
Sampling, ou o popular amostra grátis, é um evento em que você permite que grupos de pessoas experimentem uma pequena amostra de sua marca ou produto gratuitamente. A esperança é que as pessoas experimentem o seu produto e se divirtam o suficiente para lembrá-lo, comprá-lo novamente e contar a seus amigos sobre ele.
Isso funciona bem porque não apenas permite que as pessoas provem coisas gratuitamente, mas também cria associações positivas com a sua marca. Isso mostra às pessoas que você é uma organização que se preocupa com as pessoas. Isso mostra que você se importa com o que seu público pensa e realmente quer dar a ele um bom produto ou serviço.
No entanto, geralmente não é suficiente apenas sentar na beira da estrada distribuindo produtos gratuitos. Para obter os melhores resultados, convém encontrar eventos e espaços relevantes para distribuir seus produtos. Dessa forma, você pode ter mais confiança de que seus produtos estão atingindo o seu target.
3. Marketing de ativação na loja
Esse tipo de experiência do cliente geralmente envolve a realização de eventos especiais em sua loja física, como brindes gratuitos ou preços com desconto. Você também pode montar lugares específicos onde os clientes podem experimentar seus produtos antes de comprá-los. Esse tipo de evento realmente aproveita o elemento experiencial do marketing de ativação e é ideal para deixar os clientes com uma impressão positiva de você e do que você faz.
Apesar de valioso, o marketing de ativação na loja é, no entanto, mais adequado para alguns tipos de organizações do que outras. Por exemplo, se você é um restaurante ou uma loja de varejo, pode fazer maravilhas, permitindo que as pessoas entrem e experimentem seus produtos. Se você é mais uma empresa de serviços, organização sem fins lucrativos ou outra coisa que talvez não tenha produtos reais para mostrar, uma estratégia diferente pode funcionar melhor e ser mais lucrativa.
4. Marketing de ativação em diferentes locais
Embora você possa, é claro, realizar o evento de marketing de ativação em seu próprio estabelecimento, se isso for uma opção, muitas vezes você descobrirá que pode obter melhores resultados se levar seu evento para a rua. Se você está planejando um marketing de ativação, as chances são de que muitas pessoas não tenham ouvido falar de você ainda, e elas podem não participar do evento se ela estiver em sua loja. Se você chegar até eles em um lugar público, no entanto, você pode ter uma taxa de sucesso maior.
Alguns dos ótimos lugares que você pode realizar seu evento incluem:
Festivais: Marketing de ativação em festivais são grandes sucessos, pois são locais onde grandes multidões de pessoas se reúnem para se divertir e experimentar coisas novas. Aqui, você encontrará facilmente pessoas com a mente aberta que estão dispostas a experimentar seu serviço ou produto.
Feiras: Se houver uma feira relevante no seu segmento, perto de você, este é o local ideal para mostrar sua empresa. Participando de feiras, você pode quase garantir que estará interagindo com seu público-alvo.
Eventos esportivos: marketing de ativação em evento esportivo pode ser particularmente eficaz se você for do segmento ou então de comida ou bebida. Este é o cenário ideal para distribuir amostras grátis e exibir seus produtos.
Atrações populares: Brainstorm atrações populares perto de você. Existem alguns marcos públicos? E quanto a parques temáticos, zoológicos ou parques populares? Todos estes são ótimos lugares para encontrar grandes multidões de pessoas que não estão com pressa e que estão dispostas a tentar algo novo.
Dicas de marketing de ativação
Com todas essas ideias, você deve ter uma ótima base para construir sua campanha de marketing de ativação. Algumas notas finais para adicionar às suas considerações são as seguintes.
1. Maximize sua presença na mídia social
A importância das mídias sociais não pode ser subestimada. No mundo acelerado de hoje, uma das melhores maneiras de se perceber é ter uma presença ativa nas mídias sociais. Você está executando um evento de marketing de ativação? Grave e publique no Facebook. Você recebeu elogios de pessoas durante este evento? Cite-os no seu Twitter. Incentive as pessoas a postarem as fotos que tiraram do seu evento no Instagram e marcar você nelas.
Quando se trata de tornar sua marca conhecida, um dos maiores erros que você pode cometer é ignorar as mídias sociais. Se usada corretamente, a mídia social pode ser sua maior aliada quando se trata de criar uma consciência de sua marca.
2. Não se esqueça das Relações Públicas
A melhor maneira de complementar seus eventos de marketing de ativação é com uma forte presença na mídia social. A segunda melhor maneira é implementar uma forte campanha de relações públicas para respaldar tudo. Você está permitindo que as pessoas experimentem amostras grátis de seu produto? Você está executando um evento na loja? Então é hora de contar ao mundo sobre isso.
Ligue para o seu jornal local ou estação de TV. Peça-lhes para publicar uma reportagem sobre isso. Ao fazer isso, você está garantindo que estará alcançando muito mais pessoas do que aquelas que participam do seu evento. Você também estará alcançando qualquer um que ler o jornal ou ligar o noticiário da noite.
3. Resultado final
Quando você convida pessoas a participar ativamente de sua empresa, você não está apenas dando uma experiência divertida ou um produto gratuito. Você está criando uma resposta emocional positiva que se desenvolverá e se tornará leal à sua empresa e à sua marca.
Através de uma boa experiência, as pessoas passam a associar sua marca a esses sentimentos positivos. No futuro, eles verão seu logotipo, ouvirão seu nome e lembrarão do evento de ativação. Mesmo que eles não estivessem presentes no evento, eles se lembrarão de ouvir sobre isso. Isso lhe dá uma vantagem sobre as empresas das quais eles nunca ouviram falar ou sobre as que tiveram uma experiência negativa.