O conceito de marketing de permissão foi popularizado por Seth Godin em seu livro “Permission marketing: turning strangers into friends, and friends into customer” (Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes). O livro é considerado um clássico nos círculos de marketing e nós recomendamos a leitura.
A maneira mais fácil de descrever o marketing de permissão é descrever o que ele não é.
Quando pensamos em publicidade, imediatamente pensamos em todos os anúncios de rádio, televisão, banners e impressos que nos bombardeiam diariamente. Conhecido como marketing de interrupção.
O objetivo dessas campanhas é interromper o que estamos fazendo, despertar nosso interesse e nos obrigar a agir. Embora essas mídias não consigam atingir apenas o público-alvo de interesse, eles fazem um excelente trabalho em ganhar nossa atenção.
A indústria da publicidade foi construída sobre uma base de marketing de interrupção e até hoje ela ainda traz muito resultado e por isso continua sendo o estilo de marketing mais utilizado.
Ao invés de constantemente tentar interromper a atenção de todos, o marketing de permissão procura encontrar pessoas que já se interessam por determinado produto ou serviço e pedem permissão para contatá-las. Em outras palavras, o marketing de permissão se refere a um tipo de publicidade em que o público-alvo tem a opção de receber mensagens promocionais suas em um ou múltiplos canais.
Como o próprio Godin explica, o marketing de permissão consiste em três características:
Antecipado: Seu público aguarda ansiosamente pela sua opinião ou posição. Isso é mais do que apenas receber suas mensagens de marketing, é esperar por elas.
Pessoal: Você personaliza as mensagens para cada indivíduo. Pode ser o nome ou empresa em que trabalha, usando uma linguagem ou comunicação específica para cada grupo de contatos. Isto um software de automação de marketing ajuda você a fazer.
Relevante: Você cria conteúdos, peças e/ou comunicação sobre coisas que interessam a seus clientes potenciais. Ao combinar isso com seus produtos ou serviços, você exclui os clientes que não estão interessados em você.
É quase como namorar: ao iniciar um relacionamento com seu cliente, você poderá conseguir a permissão para fazer parte do dia a dia dele. E, à medida que você usa essa permissão para gerar confiança em seu público, tem a vantagem de fechar as vendas com uma taxa de sucesso muito maior.
Os cinco passos de Seth Godin para engajar seus clientes
Passo 1: Ofereça um incentivo. O objetivo é divulgar sua mensagem e tornar mais fácil identificar as pessoas que estão interessadas. Geralmente é necessário fazer isso com alguma forma de marketing de interrupção, como o Facebook Ads, banners, anúncios impressos, etc. Mas o objetivo não é necessariamente vender, é gerar leads. Você está simplesmente tentando descobrir quem possui interesse.
É muito mais fácil se você oferecer um incentivo. Não diga apenas para as pessoas enviarem e-mails ou contato por telefone, ofereça algo de graça, como um conteúdo exclusivo ou um eBook. Ofereça algo de valor que os permita conhecer sua marca e confiar em você. Se estiver oferecendo algo que pode ajudar a resolver algum problema, a chance de manter o contato é infinitamente maior.
Passo 2: Continue alimentando o prospect – Você não vai criar confiança suficiente após a primeira interação. É necessário continuar oferecendo informações que seu público valorize. Ao perceber que sua marca cumpre as promessas e fornece valor genuíno, confiarão ainda mais. Essas informações devem se concentrar nos tipos de problemas que seu produto ou serviço resolve.
Passo 3: Reforce o incentivo – As pessoas ficam entediadas rapidamente. Para evitar isso e manter seus clientes envolvidos, intercale as formas de abordagem. Não forneça sempre o mesmo tipo de material no mesmo formato. Ao oferecer outro tipo de interatividade, você continuará ganhando relevância.
Passo 4: Aumentar o nível de permissão – Geralmente, isso envolve pedir mais informações sobre seu prospect por meio de pesquisas, telefonemas ou consultas. Seu objetivo é convencer seus contatos a permitir que você se envolva mais nos negócios e dia a dia deles.
Passo 5: Chame para a ação – Agora que você comprovou seu valor e estabeleceu a confiança com seu prospect, feche a venda. Todo este processo também filtra os leads que nunca estarão interessadas no que você tem a dizer, deixando apenas os altamente qualificados e muito mais propensos a comprar.
O marketing de permissão leva tempo. O investimento inicial é baixo em comparação com as mídias interruptivas, e consequentemente, os ganhos levarão um certo tempo para aparecer. Essa estratégia não proporcionará um crescimento expressivo da noite para o dia. É algo que você terá que cultivar ao longo de meses.
Empresas que usam este tipo de marketing costumam cometer alguns erros ao aplicar a estratégia de permissão.
Não seja invasivo – Permita que as pessoas encontrem sua marca e lembre-se de usar a estratégia de permissão deste o início. Não estrague a experiência do consumidor para pedir a permissão no meio do caminho.
Não cumprir com o que foi acordado – Se o combinado foram e mails semanais, não lote a caixa de entrada dele diariamente. Se o combinado foi enviar publicidade por determinado canal de comunicação, mantenha seu foco naquele meio. Você precisa cumprir com o que estabelecido para gerar confiança.
Repassar dados pessoais – Muitas empresas compram e vendem mailings de clientes para empresas parceiras na esperança de conseguir “leads quentes”. Jamais faça isso! Além de ser uma prática ilegal, o que funciona para você, pode não ser a solução para o outro. Mantenha os dados de seus consumidores em absoluto sigilo.
O marketing de permissão é uma maneira econômica e eficaz de criar um relacionamento com um cliente em potencial. O uso de plataformas digitais com acesso direto aos consumidores, como e-mail ou mídia social, diminui os custos, a dispersão da mensagem e segmenta. E o mais importante, a aceitação do cliente aumenta a probabilidade de ler os conteúdos e absorver as mensagens é muito maior.
Seth Godin falando sobre marketing de permissão e porque é uma forma diferente de fazer marketing:
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