Vídeo

Marketing de vídeo: como converter seus espectadores em clientes

Marketing de vídeo é o que há de mais rentável hoje em dia. As redes sociais, inclusive, entregam organicamente mais vídeos do que imagens e esse parece ser um caminho natural.

“48 horas de vídeo são enviadas a cada minuto”, afirma o YouTube.

Bom, isso é ótimo para o YouTube e para os videoholics, mas para os donos de empresa ou profissionais de marketing, fica a pergunta: “Como faço meu vídeo se destacar?” E, talvez mais importante, “como faço as pessoas tomarem uma ação?”

Há muitas razões para usar marketing de vídeo on-line em sua empresa: reconhecimento da marca, posicionamento como especialista, apresentar novos produtos, criar um buzz, ou desencadear uma resposta emocional ao seu produto ou serviço.

Mas provavelmente o mais comum e mais importante motivo do marketing de vídeo seja: converter espectadores em clientes. Para conseguir isso, você deve se concentrar na conversão. E para isso, uma regrinha básica: foque no espectador, não em você mesmo.

Existem muitas maneiras de fazer isso, aqui estão as principais:

1. Mostre como você ajuda seus clientes

Fale sobre o problema que um cliente seu teve e como você o resolveu. As pessoas adoram ouvir como outras pessoas resolveram problemas em comum. Além dessa estratégia de marketing de vídeo proporcionar um ambiente de conversão, cria engajamento e gera muitos compartilhamentos.

2. O que as pessoas sempre perguntam sobre sua empresa?

Toda empresa tem suas “perguntas mais comuns”, aquelas que quase todos os clientes fazem. Use o vídeo para responder a essas perguntas. Afinal, está evidente que a maioria das pessoas querem saber.

3. Seja um especialista, não um vendedor

Apesar de se chamar “marketing de vídeo”, as produções devem ter um caráter educativo e ser relevante para o seu público-alvo. Tente não vender nada, não logo de cara. Ninguém mais suporta papo de vendedor. Hoje em dia, os consumidores não querem mais ouvir o que eles precisam, querem descobrir por si próprios. Use isso ao seu favor, foque nas necessidades de seus clientes.

4. Atenha-se a qualidade da produção

Hoje em dia qualquer um com um smartphone é capaz de fazer seu próprio vídeo. Posicione uma câmera, sente-se no sofá e… gravando! Mas a sua estratégia de marketing de vídeo é passar essa imagem para os seus clientes?

Sabemos que provavelmente não deveríamos, mas todos nós julgamos os outros com base na imagem que apresentam. Então, se seu vídeo é de baixa qualidade e distante de ser algo profissional, é isso que seus espectadores pensarão sobre você. É isso que você quer? Imagino que não!

5. Um sorriso amigável é sempre bem-vindo

Pode parecer bobagem, mas sorrir enquanto você fala realmente ajuda a torná-lo mais, digamos, assistível. Veja os youtubers, eles usam e abusam do sorriso como princípio básico do marketing de vídeo. Isso não significa que você precisa ter o sorriso fixo do Coringa, apenas um sorriso gentil e natural. Ele vai suavizar seu rosto e adicionar uma luz aos seus olhos. As pessoas se sentirão mais à vontade em contatá-lo.

6. Seja breve.

A maioria das pessoas procura informações rápidas. Portanto, mantenha seu vídeo curto e vá direto ao ponto. Não esqueça de dizer aos espectadores que o vídeo é curto. Se alguém souber que, dentro de 2 ou 3 minutos, terão as informações que desejam, maior é a probabilidade de assistirem até o fim.

7. Inclua uma chamada à ação.

Não esqueça disso! Não existe conversão sem um Call-to-Action! Esse é o princípio mais básico do marketing digital e, com certeza, se estende também ao marketing de vídeo.

Se você deseja que seus espectadores se convertam, dê a eles algo para fazer. Antes, pergunte a si mesmo: qual é o objetivo do seu vídeo? Assim você saberá se quer que eles entrem em contato com você, ou então, preencher um formulário de contato on-line, talvez um e-book ou outro material para download… aí já vai da sua estratégia de captação de leads.

Quando decidir o que você quer que façam, diga a eles a ação que eles devem tomar. O importante é não deixar eles imaginando o que devem fazer a seguir. Diga-lhes o que fazer!

Com certeza esses 7 passos, se bem seguidos, irão ajudar você em sua estratégia de marketing de vídeo e, por consequência, impulsionar suas vendas online.

Rate this post
Walter Ziebarth

Disqus Comments Loading...
Share
Publicador por
Walter Ziebarth

Recent Posts

Como a regionalização fomenta a economia local

Um dos inúmeros benefícios da estratégia de regionalização é a fomentação da economia local. Isso…

% dias atrás

Publicidade em Aeroportos: Vantagens da Mídia OOH em Aeroportos

Marcas que usam a mídia OOH e alguma outra publicidade em aeroportos têm a chance…

% dias atrás

Spotify: Cases de Sucesso pelo mundo | Parte 1

O Spotify já é um case de sucesso por si só. Hoje, o Spotify é…

% dias atrás

Mídia OOH: 7 razões indiscutíveis para se investir

Sem enrolação, vamos direto para as 7 razões pelas quais você deve usar mais OOH…

% dias atrás

Como usar o Spotify para apoiar o seu Brand Marketing

Você adora ouvir suas músicas, podcasts e vídeos favoritos no Spotify, mas você já pensou…

% dias atrás

Merchandising na Tv: a solução que você não estava enxergando

Vamos falar de coisa boa, vamos falar sobre merchandising na Tv! Pegou a referência? Talvez…

% dias atrás