Marketing

Marketing e experiência do cliente. Saia do amadorismo!

O mercado brasileiro precisa conhecer e atrelar o marketing e experiência do cliente, sair do amadorismo comercial. O marketing, principalmente no que diz respeito a experiência do cliente, já se tornou essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

A uma necessidade muito grande de evoluir é na forma como trata o marketing dentro das empresas. Principalmente, em época de crise. O problema é que, geralmente, as empresas tendem a diminuir – ou até mesmo parar! – seus investimentos em marketing e vendas em época de crise, com a ideia de “é necessário cortar gastos”. Por consequência, acabam vendendo menos e tendo que atravessar este período de maneira árdua. Se não bastasse, ainda colocam a culpa da baixa na crise.

Mas a crise não é o principal problema das empresas, mas a forma como elas administram seus investimentos. Uma prova disso é que, mesmo em época de crise, muitas e muitas empresas, de diferentes áreas, conseguem sobreviver e ultrapassar a recessão muito tranquilamente.

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

Não há dúvidas de que Henry Ford é um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E ele tem total razão em tratar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa. Porém, muitos empresários ainda acham que marketing é um gasto e não um investimento.

E, por quê? Porque compreendem a importância e a necessidade de se investir em marketing.

Um estudo realizado pela The CMO Survey em 2016, traz os seguintes números:

• Empresas B2B de produtos investem, em média, 11.2% do seu orçamento em marketing.
• Empresas B2B de serviços investem, em média, 10.5% do seu orçamento em marketing.
• Empresas B2C de produtos investem, em média, 16.7% do seu orçamento em marketing.
• Empresas B2C de serviços investem, em média, 9.0% do seu orçamento em marketing.

Esse número não cai durante épocas de crise.

Mais preocupante do que não investir, ou investir pouco, esquecer da experiência do cliente. Grande maioria dos profissionais de venda, no mundo todo, diz que a principal métrica para qualificar o sucesso da empresa é a experiência do cliente.

Já falamos aqui sobre o Novo Marketing e como ele nos mostra a importância de uma boa experiência para o cliente.

Invista em Marketing e Experiência do Cliente

 

Rate this post
Walter Ziebarth

Disqus Comments Loading...
Share
Publicador por
Walter Ziebarth

Recent Posts

Como a regionalização fomenta a economia local

Um dos inúmeros benefícios da estratégia de regionalização é a fomentação da economia local. Isso…

% dias atrás

Publicidade em Aeroportos: Vantagens da Mídia OOH em Aeroportos

Marcas que usam a mídia OOH e alguma outra publicidade em aeroportos têm a chance…

% dias atrás

Spotify: Cases de Sucesso pelo mundo | Parte 1

O Spotify já é um case de sucesso por si só. Hoje, o Spotify é…

% dias atrás

Mídia OOH: 7 razões indiscutíveis para se investir

Sem enrolação, vamos direto para as 7 razões pelas quais você deve usar mais OOH…

% dias atrás

Como usar o Spotify para apoiar o seu Brand Marketing

Você adora ouvir suas músicas, podcasts e vídeos favoritos no Spotify, mas você já pensou…

% dias atrás

Merchandising na Tv: a solução que você não estava enxergando

Vamos falar de coisa boa, vamos falar sobre merchandising na Tv! Pegou a referência? Talvez…

% dias atrás