O mercado brasileiro precisa conhecer e atrelar o marketing e experiência do cliente, sair do amadorismo comercial. O marketing, principalmente no que diz respeito a experiência do cliente, já se tornou essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.
A uma necessidade muito grande de evoluir é na forma como trata o marketing dentro das empresas. Principalmente, em época de crise. O problema é que, geralmente, as empresas tendem a diminuir – ou até mesmo parar! – seus investimentos em marketing e vendas em época de crise, com a ideia de “é necessário cortar gastos”. Por consequência, acabam vendendo menos e tendo que atravessar este período de maneira árdua. Se não bastasse, ainda colocam a culpa da baixa na crise.
Mas a crise não é o principal problema das empresas, mas a forma como elas administram seus investimentos. Uma prova disso é que, mesmo em época de crise, muitas e muitas empresas, de diferentes áreas, conseguem sobreviver e ultrapassar a recessão muito tranquilamente.
Não há dúvidas de que Henry Ford é um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E ele tem total razão em tratar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa. Porém, muitos empresários ainda acham que marketing é um gasto e não um investimento.
E, por quê? Porque compreendem a importância e a necessidade de se investir em marketing.
Um estudo realizado pela The CMO Survey em 2016, traz os seguintes números:
• Empresas B2B de produtos investem, em média, 11.2% do seu orçamento em marketing.
• Empresas B2B de serviços investem, em média, 10.5% do seu orçamento em marketing.
• Empresas B2C de produtos investem, em média, 16.7% do seu orçamento em marketing.
• Empresas B2C de serviços investem, em média, 9.0% do seu orçamento em marketing.
Esse número não cai durante épocas de crise.
Mais preocupante do que não investir, ou investir pouco, esquecer da experiência do cliente. Grande maioria dos profissionais de venda, no mundo todo, diz que a principal métrica para qualificar o sucesso da empresa é a experiência do cliente.
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