Foi apresentada nos EUA em janeiro, uma mudança no algoritmo do Facebook que trará notícias locais priorizadas no feed de notícias. A tendência da regionalização está tão forte que, depois de sofrer muitas críticas sobre a forma como lida com os dados dos usuários, a rede social decidiu implementar essa mudança nos feeds de notícias em todo o mundo.
Ao “empurrar” as notícias locais para o topo do feed, o Facebook espera fornecer conteúdo mais relevante e de maior qualidade a seus usuários – reduzindo, por sua vez, a quantidade de notícias falsas que circulam por aí.
Porque o Facebook resolveu priorizar notícias locais
Há uma série de razões pelas quais o Facebook está se concentrando nas notícias locais, sendo uma delas que as notícias nacionais tendem a ser de natureza mais polarizadora ou politizada. As notícias locais também podem ser divisivas, mas também é mais provável que sejam de interesse direto para as pessoas em termos de suas vidas cotidianas. E isso alimenta outro dos crescentes investimentos do Facebook, vis-à-vis as comunidades.
Embora o Facebook tenha se tornado uma plataforma altamente poderosa para compartilhar (des)informações globalmente, ele quer voltar às suas raízes como uma rede social que conecta pessoas a outras pessoas em suas localidades.
“As notícias locais ajudam as pessoas a se conectarem a suas comunidades sobre os problemas mais próximos de casa”, disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, quando a empresa anunciou pela primeira vez essa mudança. “Agora, as pessoas ao redor do mundo verão mais notícias no Facebook de fontes locais cobrindo sua cidade atual e outras cidades com as quais possam se interessar”.
O algoritmo não irá romper o seu feed do nada – muito disso dependerá das páginas que você segue e do grau em que seus amigos compartilham determinadas histórias. Mas, essencialmente, o Facebook identifica veículos locais com base em links que são clicados especificamente por pessoas em uma região geográfica “restrita” e, se você estiver nessa região, terá mais chances de ver as histórias mais ao topo em seu feed de notícias.
Como essa mudança influencia os veículos locais
O Facebook diz que a atualização ajudará os veículos locais que cobrem várias cidades próximas a alcançar públicos em todas essas cidades. Além disso, os usuários também verão notícias de outras cidades que o Facebook acredita que podem ser relevantes para eles, como em algum lugar em que já moravam anteriormente.
Essa mudança também irá influenciar positivamente as empresas que desejam divulgar em mídias mais regionais. Na realidade, isso facilitará o engajamento dos usuários da rede social com a empresa. A partir do momento em que conteúdo local é priorizado, fica mais fácil para os veículos de mídia alcançarem o público alvo desejado.
Isso só mostra que a tendência da regionalização tem ganhado espaço e força nas mídias sociais. Além disso, a mudança no algoritmo não é um tiro no escuro, o Facebook faz (ou tenta fazer) mudanças conforme o comportamento dos usuários. Em outras palavras, a regionalização não somente é uma tendência, como também uma preferência da sociedade, mesmo que inconscientemente.