Como funciona o Google Shopping?
O Google Shopping é alimentado por duas plataformas: o Google AdWords e o Google Merchant Center. Google Merchant Center é onde estão todas as informações do seu produto, o chamado feed. Lá estão todos detalhes de seus produtos, tais como: título do produto, descrição, tamanho, cores, preço, imagem e tipos do produto. Essas informações devem ser organizadas em um formato amistoso para a Google.
O AdWords é o local onde suas campanhas de compras atuais estão e onde você configurará seu orçamento, gerenciará seus lances, obterá informações e criará otimizações com base no desempenho.
A configuração e gerenciamento de anúncios do Google Shopping é bastante diferente da configuração de anúncios de texto tradicionais. Com anúncios de texto, você está criando campanhas, grupos de anúncios e anúncios focados em palavras-chave que você escolhe.
Com o Google Shopping, o Google determina quando os anúncios da lista de produtos aparecerem. Eles consideram seu feed, seu site e seus lances para determinar quais consultas de pesquisa acionam seus anúncios. Por isso, configurar anúncios de compras tem algumas fortes semelhanças com o SEO.
O sucesso com o Google Shopping resume-se a três áreas principais
Criação e otimização de feed
Seu feed de dados são as informações sobre os produtos que você deseja vender. Você precisa estruturar e otimizar os vários elementos do seu feed para que o Google entenda e ache relevante para as consultas de pesquisa apropriadas.
Lances
Além do seu feed, suas lances são a parte mais importante das suas campanhas do Shopping. Eles desempenham um papel fundamental na determinação das consultas que você procura e da lucratividade da sua campanha.
Monitoramento e otimização
Um dos grandes benefícios do Google Shopping é a capacidade de ver dados de desempenho e fazer otimizações. Monitoramento e otimização adequados podem levar uma boa campanha e torná-la ótima.
Conclusão
Usufruir de tudo o que o Google Shopping tem para oferecer, requer algum tempo e atenção aos detalhes, geralmente vale o esforço. Os anúncios da lista de produtos funcionam porque eles conectam compradores e vendedores de uma maneira muito eficiente.
É possível obter retornos de 300-1,800% nas campanhas PLA. Esta plataforma continua a ser uma das formas mais eficazes de alcançar novos compradores, mesmo que a concorrência esteja em alta.
Um estudo do Think with Google informou que 50% dos compradores estão abertos à compra de novos varejistas. O Google Shopping é a plataforma perfeita para conectar compradores interessados e abertos com sua marca e linha de produtos.
Google Shopping com a Soluções Mídia
Se você está visando aumentar sua base de clientes e vender mais produtos de forma comprovada e mensurável, não conhecemos nenhum outro canal melhor para trabalhar do que o Google Shopping.