A segmentação local é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento do marketing digital. Todos nós sabemos que o marketing sempre foi um pilar muito essencial para o sucesso de qualquer marca. Afinal, quem não é visto, não é lembrado -e muito menos comprado. No entanto, com o avanço tecnológico, as ferramentas de publicidade começaram a se transformar rapidamente e surgiram novas estratégias para mensurar e acompanhar o comportamento dos consumidores que muda constantemente.
O marketing digital assumiu o posto de estratégia principal quando o assunto é vender uma ideia, uma marca ou um negócio. Atualmente tudo gira em torno da internet e estar conectado não é um diferencial, é uma necessidade para sobrevivência de uma marca e consequentemente de uma empresa.
Dentro do mundo digital, são inúmeros os tipos de segmentação necessários para que possamos alcançar os clusters desejado. Um deles é a segmentação local. Neste artigo, vamos explicar o que é o marketing local e como essa estratégia pode aumentar suas chances de venda.
É desenvolver uma campanha para uma região específica. Ou seja, estudar os hábitos de consumo, formas de comportamento e até a forma com que as pessoas se comunicam entre si em um determinado contexto geográfico para gerar não só a empatia, mas a identificação do público com a marca naquela região.
Não adianta tentar abraçar o mundo e não ter um foco, pois quando se quer conversar com um público amplo de uma vez só, a campanha acaba não atingindo ninguém com profundidade. É preciso conhecer com quem você está falando para desenvolver uma linguagem atrativa e que crie conexão emocional com o consumidor.
O melhor de tudo isso são os menores custos que a segmentação local proporciona. Por exemplo, se o público-alvo de sua empresa está na Bahia, ainda que você atenda todo o Brasil, é importante criar uma campanha bem segmentada nesta região para gerar uma taxa de conversão de vendas maior. Pense comigo nessa situação: uma marca de biquínis atende o Brasil todo por meio do e-commerce. Mas sabe-se que o número que pessoas que compra biquínis concentra-se nas praias. Será que então não seria melhor focar as campanhas nessas regiões?
Quando você compreende para quem quer vender, é possível direcionar seus esforços para a região, evitando gastos e cliques.
A segmentação local exige pesquisa, análise de dados e monitoramento no qual fazemos em nosso planejamento de regionalização. Hoje existem diversas plataformas online e esse trabalho torna-se mais rápido. entanto, é de extrema importância pesquisar de forma organizada e eficaz, a fim de acelerar resultados.
Atrair pessoas que buscam produtos em determinada região é uma maneira de garantir um aumento de clientes em potencial e não desperdiçar tempo “falando” com quem não tem interesse no seu produto. Neste caso, a tecnologia pode ser seu braço direito na hora de mapear seus clusters.
Muitas plataformas já possuem a opção de criar anúncios segmentados por região, como é o caso do Google Adwords e Bing Ads que tem o entendimento muito claro sobre a importância dos anúncios serem locais tanto na seleção das cidade quanto na mensagem. Vale ressaltar que a utilização do mobile ads com geolocalização geram um aumento de 2,5 vezes de visitas para as lojas físicas, segundo o Adnews. Isso também é possível através da inclusão do seu negócio no Google meu Negócio. Assim, toda vez que alguém pesquisar sobre a sua área de atuação na região, o endereço de sua empresa vai aparecer quando alguém estiver próximo.
Além disso, você deve levar em consideração os detalhes na hora de diferenciar seus produtos e lojas. Não é só a decoração, cheiro da loja ou a música ambiente que devem ser receber importância na hora de se comunicar com o cliente. Você precisa entender que o tom que você se conversa com cada público é fundamental! Principalmente, em uma regiões que você não conheçe. Reflita. São detalhes que faz a diferença no número de vendas.
Em um local com um alto índice de executivos, por exemplo, é interessante oferecer serviços com atendimento personalizados, tratamentos VIP e ofertas premium. Já em locais com mais jovens, o ideal é oferecer um atendimento mais informal e campanhas mais descontraídas, com gírias e no tom coloquial falado pelos jovens. É muito interessante buscar algum influenciador local dessa faixa etária para conversar diretamente na linguagem e da forma que esse público entenda.
A ideia é conseguir adequar todas as estratégias de marketing para se aproximar cada vez mais da realidade do consumidor de quaisquer região, convidando-o a se relacionar e comprar a marca de forma natural. A regionalização é uma ferramenta muito importante para a compreensão de estilos de vida, hábitos de consumo e poder de compra de cada local.
Aumento das suas vendas
O aumento das vendas está diretamente ligado ao marketing local, já que o público-alvo se sente próximo à empresa, ou seja, o anúncio causa um impacto maior, gerando conforto e confiança para as pessoas, pois as pessoas sentem orgulho do que é regional e tornam-se mais íntimas
Menor custo nos anúncios
Com o marketing digital os custos com campanhas já são muito menores, mas a segmentação local permite uma economia muito maior. Pois você sabe que está falando com um público potencial. E o melhor, na linguagem que ele entenda.
Evita desgaste da sua marca
A imagem da empresa não é desgastada pois não vai apresentar anúncios e conteúdos para quem não quer receber, gerando leads desqualificados e gastos desnecessários.
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