Antigamente, quando não existia o Spotify e as pessoas ouviam o rádio, ninguém realmente conhecia o gosto musical de alguém, a não ser depois de uma boa conversa. Então, começamos a comprar singles e álbuns, em vinil e CD, e as pessoas podiam vasculhar nossas coleções de discos para criar uma imagem de nossos hábitos musicais.
Agora, mesmo com o CD e o MP3 ainda sendo regularmente utilizado, tudo aquilo que ouvimos está basicamente sendo transmitido via streaming. E isso está permitindo que as empresas responsáveis criem perfis detalhados de nossos gostos e desgostos musicais. Eles sabem o que ouvimos, quando ouvimos e o que isso revela sobre a nossa personalidade.
Isso permite que empresas como a Spotify recomendem conteúdo para você como um indivíduo de uma maneira nunca antes possível. O Spotify tornou-se um dos maiores serviços de streaming de música e muito do seu sucesso é devido às suas listas de reprodução personalizadas.
Se você já se perguntou que tipo de perfil o Spotify traçou sobre você, você está com sorte. Porque o serviço de streaming criou o Spotify.Me, um site que revela seus hábitos de ouvir músicas com base nas músicas, artistas e gêneros que você ouve na plataforma.
Essa é uma ferramenta muito bacana para o usuário, mas principalmente para empresas que buscam no Spotify uma oportunidade de divulgar o seu negócio. Através do Spotify for Brands é possível conhecer o perfil musical de seu público-alvo e traçar estratégias promocionais a partir destas informações.
Mas como o Spotify faz isso?
Essa plataforma de streaming de música, não apenas permite que os usuários criem suas próprias listas de reprodução, mas também conecta os usuários com seus amigos e fornece novas sugestões de músicas com base em três métodos de recomendação: Filtragem Colaborativa, o Processamento de Linguagem Natural e os Modelos de Áudio.
Filtragem Colaborativa
A filtragem colaborativa é um algoritmo que que analisa o comportamento dos usuários, tanto seu comportamento quanto os dos outros. Esse método de recomendação utiliza a conexão de um ouvinte com outros ouvintes e através dessa conexão fornece recomendações de músicas que os ouvintes semelhantes já gostam.
Processamento de Linguagem Natural
O segundo tipo de modelos de recomendação que o Spotify emprega são os modelos de Processamento de Linguagem Natural (PNL). Os dados de origem para esses modelos, como o nome sugere, são palavras: rastreamento de metadados, artigos de notícias, blogs e outros textos pela Internet.
Em outras palavras, o Spotify rastreia a web constantemente procurando por posts e outros textos escritos sobre música para descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre artistas e músicas específicas – quais adjetivos e que linguagem particular é frequentemente usada em referência a esses artistas e músicas, e quais outros artistas e músicas também estão sendo discutidos ao lado deles.
Modelos de Aúdio
O terceiro método de recomendação que o Spotify usa modelos de áudio. A filtragem colaborativa e o processamento de linguagem natural são úteis para conectar ouvintes a músicas que os outros já estão ouvindo e falando. Modelos de áudio são úteis para analisar dados de áudio brutos e recomendar novas músicas que ainda não se tornaram populares. Esse algoritmo usa Rede Neural Convolucional que usam agrupamento para identificar semelhanças em músicas: compasso de tempo, notas, gêneros, andamento e volume das faixas de áudio.
Esses três modelos são usados para fornecer aos usuários recomendações de músicas e listas de reprodução segmentadas individualmente, como as “Descobertas da Semana”. Todo esse mecanismo complexo faz do Spotify o sucesso que ele é.
Spotify for Brands
Todas essas informações, é claro, não poderia servir apenas para oferecer músicas aos usuários. Ela também consegue traçar perfis de ouvintes e auxiliar os marketeiros em suas campanhas de anúncios dentro da plataforma.
Se você quiser saber o que o seu público-alvo está ouvindo, o Spotify consegue te entregar isso. Dessa forma fica muito mais fácil saber qual playlist e músicas você deve “patrocinar”, a fim de que seu produto ou serviço chegue até quem realmente lhe interessa.
A Soluções Mídia e o Spotify
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