Não há dúvida de que a pesquisa por voz chegou para ficar e tem mudado o comportamento do consumidor. A pesquisa por voz em 2019 é significativa e crescente. Com base na tendência crescente das estatísticas de busca por voz a partir de 2018, temos mais do que suficientes evidências para perceber que essa será a próxima grande tendência no comportamento do consumidor.
O crescimento da pesquisa por voz está sendo continuamente debatido, além de ser adotado. Os comerciantes on-line agora entendem que as pesquisas por voz são importantes. Essas estatísticas são difíceis de ignorar.
– Bilhões de pesquisas por voz todos os meses em 2018.
– 41% dos adultos e 55% dos adolescentes estão usando a pesquisa por voz diariamente.
– Até 2020, 30% das sessões de navegação na internet serão feitas sem uma tela.
– 58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar informações sobre empresas locais no último ano.
– 46% dos usuários de pesquisa por voz procuram diariamente uma empresa local.
– 27% visitam o site de uma empresa local depois de realizar uma pesquisa por voz.
– 1 em cada 5 adultos usa a pesquisa por voz móvel pelo menos uma vez por mês, de acordo com o Global Web Index .
– O mercado mundial de dispositivos de busca por voz cresceu 187% no segundo trimestre de 2018. (Canalys)
– O Google Home Mini foi o alto-falante inteligente mais vendido no segundo trimestre de 2018, com 2,3 milhões de unidades vendidas. (Strategy Analytics)
– O mercado chinês de alto-falante inteligente representou 52% do crescimento global em 2018.
– Até 2020, 50% de todas as pesquisas serão de voz
– 45% dos proprietários de alto-falante inteligente planejam comprar outro dispositivo.
– 20% das pesquisas para celular são com voz.
Dispositivos habilitados por voz continuam a prosperar em um mercado de tecnologia que aparentemente está sob pressão para fornecer mais e mais dispositivos habilitados para voz, resultando em maior concorrência e evoluções surpreendentes.
Não há como evitá-lo quando se trata de SEO, especialmente quando consideramos as implicações da pesquisa local.
A pesquisa por voz e a pesquisa local andam juntas de mãos dadas. Os comportamento do consumidor está sendo influenciados pela Google e Apple. Eles buscam expressar suas necessidades e esperam soluções locais rápidas para solucionar seus problemas.
As pessoas não têm mais medo da máquina, elas foram além de um período de desconforto e hesitação e entraram em um local de conforto e gratificação instantânea. Quando consideramos o escopo completo da pesquisa por voz, acabamos por dividi-la em um consumidor capaz de satisfazer uma necessidade de pesquisa sem precisar afastar-se daquilo que está fazendo.
A questão para os profissionais de marketing on-line tornou-se agora: “meus produtos ou serviços preencherão a necessidade?” É certamente uma questão que muitos profissionais de marketing online agora estão se perguntando e talvez até mesmo em voz alta.
A busca local por voz é um comportamento de consumo intermitente baseado em perguntas e respostas que estão mudando a maneira como a otimização tradicional é abordada.
Muitos SEO estão encontrando-se em estado de choque por uma desfiguração de busca convencional e lutando para se adaptar. Tecnologia, motores de busca incluídos, movem-se com passos furiosos e imprudentes que muitas vezes deixam os profissionais de marketing digital desatentos em crise.
A boa notícia é que você não está atrasado para a inauguração do seu processo de adaptação na pesquisa por voz. No entanto, o relógio está correndo, o que significa que agora é a hora de se ajustar melhor a um futuro aparente que é a busca local por voz.
De acordo com os dados do Google Trends, as pesquisas com frases específicas de local como “perto de mim”, “próximo” ou “mais próximo” aumentaram drasticamente nos últimos anos. Especificamente, eles são aproximadamente 34 vezes mais populares hoje do que em 2011, e sua popularidade praticamente dobrou desde o ano passado. Essa, inclusive, é uma clara consequência da crescente tendência da regionalização.
Quando a popularidade de um estilo de pesquisa aumenta em mais de 34 vezes, sem sinais de interrupção, vale a pena prestar atenção. Se esses dados de tendência são uma indicação, a popularidade das buscas “perto de mim” ainda tem espaço para crescer, e essa é uma excelente notícia para as empresas que investem na estratégia de regionalização.
Há um punhado de fatores que culminam no crescimento desta tendência de pesquisa próxima. O primeiro é o crescimento da tecnologia móvel. Praticamente todo mundo no Brasil agora possui um smartphone, que fornece a capacidade de realizar pesquisas a qualquer momento, esteja onde estiver.
Essas pesquisas chamadas de on-the-go geralmente servem a propósitos diferentes das pesquisas em casa. Como o resultado é imediato, os usuários podem usar pesquisas móveis para obter respostas instantâneas às suas necessidades, em vez de informações básicas gerais para necessidades ou considerações futuras. Essa paisagem cultiva usuários que precisam de soluções imediatas próximas para suas consultas.
O segundo fator importante é a sofisticação da pesquisa do Google. Para começar, a condição “perto de mim” foi considerado pelo Google como uma tendência importante para as pesquisas serem melhoradas com essa adição geograficamente específica, possivelmente influenciando mais pessoas para experimentá-la.
Os tipos de listagens disponíveis nos SERPs do Google também se tornaram mais avançados, contando com dados de análise de clientes sobre fontes de terceiros para gerar consultas mais relevantes e listando resultados otimizados para celular que permitem aos usuários ligar imediatamente ou obter rotas para uma determinada empresa.
O resultado final é uma mudança cultural. Os usuários não estão mais confiando em pesquisas on-line em suas casas, como pesquisas premeditadas. Eles agora estão confiando em buscas no mundo real, no momento, como uma ação reflexiva, em vez de uma antecipação.
Além disso, uma análise de pesquisa estatística pela ComScore, prevê que 50% de todas as pesquisas serão realizadas por voz em 2020.
Isso é apenas quatro anos de distância. Em outras palavras, se a análise da ComScore estiver correta, em apenas quatro anos, sua empresa começará sua ascensão financeira ou entrará no esquecimento da Internet como um dinossauro, dependendo de sua otimização de busca por voz.
Se você passar os próximos dois anos sem considerar a pesquisa por voz como uma grande mudança cultural, provavelmente estará investindo numa muito provável queda nas vendas.
Agora, as pesquisas “perto de mim” estão influenciando grandemente uma dimensão de tempo e uma dimensão de lugar. Obviamente, “perto de mim” implica um fator de distância – quanto mais próximo um negócio for de um usuário que realiza uma pesquisa “perto de mim”, mais provável é que ele seja classificado.
Mas também implica um fator de oportunidade ou imediação. Por exemplo, se um usuário pesquisar por uma “loja de bicicletas perto de mim” e duas opções aparecerem, uma que esteja fechada e outra que esteja aberta, a que estiver aberta provavelmente terá vantagem.
As pesquisas de usuários estão exigindo resultados imediatamente úteis, por isso, mesmo que sua empresa seja a mais adequada para uma determinada consulta de pesquisa, se ela não atender às necessidades dos usuários, ela poderá perder em termos de tráfego.
Por isso, anúncios locais são tão fundamentais. Se hoje, você empreendedor não tem seguido esta vital tendência de pesquisa, seu negócio pode estar fadado ao esquecimento. As pessoas buscam o que estão próximas a elas. Se sua empresa não estiver lá, elas jamais irão conhecê-la.
Por isso, queremos dar algumas dicas de como você pode adaptar a sua estratégia e investir em anúncios locais, com uma mentalidade voltada para a regionalização.
O Google quer fornecer aos usuários os resultados mais adequados e mais úteis possíveis. Por causa disso, não há mais uma maneira fácil de melhorar sua classificação. Em vez de tentar classificar-se o mais alto possível para atingir o maior número possível de consultas, seu objetivo no mundo moderno de SEO é atender ao maior número possível de usuários e garantir que o Google tenha todas as informações necessárias para uma avaliação final e classificação apropriada do seu negócio.
Sua primeira prioridade, portanto, deve ser posicionar sua empresa adequadamente. Verifique se o seu site estabelece firmemente o seu nicho e o que você faz para seus clientes. Cultive comentários positivos em diretórios de terceiros e revise os aplicativos para melhorar sua reputação e liste todos os produtos e serviços que você oferece em grande detalhe no seu site principal.
Em seguida, garanta que suas informações estejam prontamente disponíveis para os rastreadores web do Google. Liste sua empresa no maior número possível de diretórios, garantindo a precisão completa de seu nome, endereço, número de telefone e horário de funcionamento.
Isso deve incluir todos os seus perfis de mídia social também. Trabalhe regularmente para divulgar sua empresa em publicações locais e ganhe mais links apontando para o seu site.
Pesquisas tornaram-se sofisticadas demais para que a antiga manipulação de rank seja uma estratégia eficaz. Como os usuários móveis modernos agora esperam respostas rápidas, imediatas e relevantes para suas consultas, todo o panorama da pesquisa on-line mudou.
Para permanecer relevante para o maior número de pesquisas, você deve melhorar a qualidade da sua presença na web, a qualidade da experiência do cliente e a precisão das informações postadas sobre você na rede.
A adaptação da estratégia de marketing digital da sua empresa para se adequar a essa tendência de busca precisa passar pelo viés da regionalização. Porquê? Por que somente a regionalização consegue entregar ao usuário as informações corretas, no contexto em que ele está inserido. Seja econômica, social ou cultural.
A SMBR é a maior agência de regionalização do país e conta com especialistas em SEO e mídias digitais para fazer com que sua empresa apareça da maneira certa, para a pessoa certa, na hora certa.
No Brasil, essa estratégia de marketing já não é mais uma grande novidade. Muitas empresas ligadas nas tendências estão aderindo a essa estratégia. Por isso, investir nisso é um diferencial competitivo e você com certeza sairá na frente dos seus concorrentes.
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