À medida que 2019 se aproxima, o cenário do marketing digital que engloba SEO, mídia social, PPC, marketing de conteúdo e muito mais está testemunhando uma mudança dramática. Há muitas novas tendências de marketing 2019, incluindo novas estratégias de marketing digital que estão evoluindo na atual era da alta tecnologia e as empresas agora precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços, porque o que funcionou para você no ano passado, cambaleou nesse, pode não funcionar no próximo. Sendo assim, fique por dentro de algumas tendências de marketing 2019.
As tendências de marketing 2019 ganham forças com a Inteligência Artificial, principalmente para analisar o comportamento do consumidor e os padrões de pesquisa, utilizando dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar as empresas a entender como os usuários e clientes encontram seus produtos e serviços. Por exemplo, os robôs do messenger do Facebook (sobre os quais falaremos mais adiante) podem ajudá-lo a automatizar e otimizar seu atendimento ao cliente.
A inteligência artificial também oferece informações e dicas para os usuários entrando em conversas. De acordo com a famosa consultoria Gartner, 25% do atendimento ao cliente usará a tecnologia chatbot até 2020, contra menos de 2% em 2017.
As empresas que adotarem a IA em 2019 serão capazes de economizar custos e acelerar o crescimento, obtendo uma vantagem sobre seus concorrentes.
Mídia programática significa usar a IA para automatizar a compra de anúncios, para que você possa segmentar públicos-alvo mais específicos. E as tendências de marketing 2019 incluem este item com lances ou leilões em tempo real, por exemplo, são um tipo de compra de anúncios programáticos. Essa automação é muito mais eficiente e rápida, o que significa maiores conversões e menores custos de aquisição de clientes.
Isso está mudando a cara da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com a eMarketer, quase 90% dos anúncios de exibição digital serão programáticos até 2020.
Chatbots continuará a ser uma parte importante do marketing digital em 2019.
Esta tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site. Com 1,4 bilhão de pessoas interagindo com chatbots, 80% das empresas experientes já estão usando ou planejam usar chatbots até 2020. E até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a economizar mais de US$ 8 bilhões por ano, especialmente nos setores bancário e de saúde.
Muitos clientes preferem interagir com os chatbots à medida que eles respondem prontamente, lembram com precisão todo o histórico de compras e nunca perdem a paciência. Esses assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, atendendo às expectativas dos clientes e automatizando tarefas repetitivas – o que significa que você pode se concentrar em trabalhos mais importantes.
Esses números mostram a importância de incorporar o vídeo à sua estratégia de marketing digital em 2019:
70% dos consumidores dizem que compartilharam o vídeo de uma marca.
72% das empresas dizem que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
52% dos consumidores dizem que assistir vídeos de produtos os deixa mais confiantes nas decisões de compra online.
65% dos executivos visitam o site do profissional de marketing e 39% ligam para um fornecedor depois de assistir a um vídeo.
E não pense apenas no YouTube. Para testemunhar um envolvimento maior com seu marketing de vídeo, você pode fazer uma postagem em vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.
O vídeo ao vivo está ganhando popularidade, com um grande número de empresas usando-o para entrevistas, demonstrações de produtos e vislumbres “nos bastidores” de eventos, vida no escritório, como os produtos são feitos, etc.
Com os custos cada vez menores do equipamento de filme e as câmeras de smartphone cada vez mais de alta qualidade, as empresas e os profissionais de marketing estão se dirigindo para mensagens de vídeo personalizadas em vez de telefonemas ou e-mails.
O YouTube e outros vídeos são exibidos nas SERPs, então o vídeo SEO está se tornando muito mais importante – como o uso de sobreposições de texto e legendas ocultas, além de sua descrição, título e nomes de arquivo. E o conteúdo em vídeo de 360 graus, que permite uma experiência mais interativa, está em ascensão.
O ano de 2019 será sobre uma melhor experiência do cliente com personalização, automação e tecnologia de inteligência artificial. Assim, para ficar à frente e aumentar as conversões no próximo ano, você precisará melhorar a produção de conteúdo personalizado e conversacional, principalmente áudio e vídeo, para compartilhar com seu público melhor segmentado.
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