A transformação digital é um imperativo para todos os negócios, desde o pequeno até o grande. Essa mensagem aparece em alto e bom tom a partir de aparentemente cada keynote, painel, artigo ou estudo relacionado a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital.
O que não está claro para muitos empresários é o que significa transformação digital. É apenas uma maneira bonita de dizer que usa a nuvem? Quais são as etapas específicas que precisamos seguir?
Precisamos criar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a transformação digital ou contratar um serviço de consultoria? Quais partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?
Este artigo tem como objetivo responder a algumas das perguntas comuns sobre a transformação digital e fornecer clareza, especificamente para os CIOs e líderes de TI, incluindo muitas citações de especialistas em transformação digital.
Como a tecnologia desempenha um papel fundamental na capacidade de uma empresa evoluir no mercado e aumentar continuamente o valor para os clientes, os CIOs devem liderar suas organizações por meio da transformação digital.
Como a transformação digital é diferente para cada empresa, pode ser difícil identificar uma definição que se aplique a todos. No entanto, de maneira geral, definimos a transformação digital como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais na forma como as empresas operam e como elas agregam valor aos clientes.
Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem com frequência e se sintam confortáveis com o fracasso. Isso às vezes significa afastar-se de processos empresariais de longa data em que as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas.
Com uma infinidade de artigos e várias definições de transformação digital, é fácil perceber por que há alguma confusão em torno do assunto. Por exemplo, o autor Greg Verdino se concentra no que as empresas que passam pela transformação digital podem esperar alcançar. Ele diz: “A transformação digital fecha a lacuna entre o que os clientes digitais já esperam e o que as empresas analógicas realmente oferecem”.
Outra definição enfatiza: “[Transformação digital] envolve uma mudança de liderança, pensamento diferenciado, incentivo à inovação e novos modelos de negócios, incorporando a digitalização de ativos e um uso crescente de tecnologia para melhorar a experiência dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e partes interessadas da sua organização. ”
E a definição da Wikipedia, embora vaga, aborda como os efeitos da transformação digital se estendem além das empresas para a sociedade como um todo. “A transformação digital é a mudança associada à aplicação da tecnologia digital em todos os aspectos da sociedade humana”, afirma.
Há uma série de razões pelas quais uma empresa pode passar por transformação digital, mas, de longe, o motivo mais provável é que elas precisam passar por isso. É um problema de sobrevivência para muitos.
Howard King, em um artigo escrito para o The Guardian, coloca desta forma: “As empresas não se transformam por opção, porque é caro e arriscado. As empresas passam por transformação quando não conseguem evoluir ”.
Mas mesmo que os empresários não acreditem que precisam se transformar, há muitas razões pelas quais eles deveriam considerá-lo de qualquer maneira.
À medida que as empresas formulam sua própria estratégia de transformação digital, há muito a ser aprendido com CIOs e líderes de TI que já iniciaram suas jornadas. A transformação digital é um empreendimento gigantesco, especialmente para empresas maiores e bem estabelecidas. Quando bem feito, produzirá um negócio mais alinhado com as demandas dos clientes e resiliente no futuro digital em rápida evolução.
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