Os anúncios no Vivo Ads chegaram para revolucionar o marketing digital! Ao acessar a internet, os anúncios estão em toda parte e em diversos formatos. Mas, para garantir o resultado esperado para uma campanha, é necessário conhecer o público e investir em uma conexão com ele. Por isso, os anúncios no Vivo Ads são criados pensando em estratégias de branded content, de relacionamento com a marca e de troca de publicidade por benefícios.

O Vivo Ads foi desenvolvido pela operadora Vivo, surgiu em 2016 e hoje é a maior plataforma de mídias digitais do Brasil, contando com mais de 75 milhões de usuários conectados mensalmente. Desde junho de 2018, a plataforma e a área de publicidade do Portal Terra unificaram as operações, com o objetivo de propiciar soluções mais completas de mídia. Além de oferecer uma ampla variedade de combinações de anúncios, para todos os tipos e estágios de uma campanha de marketing de mobile advertising, o Vivo Ads também faz muito pelo usuário, já que a maior garantia da plataforma é de efetividade do anúncio.

Isso acontece porque a publicidade é apresentada ao consumidor (clientes pré-pago ou controle) quando seus dados móveis acabam, e eles só ganham internet extra para navegar se assistirem o anúncio inteiro e responderem uma questão sobre ele.

Ou seja, além de garantir que a propaganda será vista do início ao fim, o Vivo Ads ainda garante que os consumidores prestem atenção, de fato, ao conteúdo que está sendo transmitido. Sem contar que o anúncio visualizado é algo relevante para o cliente, uma vez que as propagandas são direcionadas de acordo com cada perfil.

vivo ads

Segmentação do público

Juntos, a plataforma da Vivo Ads e o Portal Terra, que tem uma parceria consolidada de publicidade mobile, atingem cerca de 140 milhões de pessoas. Essa audiência é facilmente segmentada pela plataforma por informações como dados demográficos (idade, nacionalidade, ocupação, nível de instrução etc), comportamento de navegação e geolocalização.

A alta segmentação do público garantida pela ferramenta contribui também para a criação de estratégias de regionalização através de anúncios regionais. O interessante dessa proposta é que todos os conteúdos se tornam totalmente relevantes para o cliente, já que o perfil dele é traçado com muitos detalhes.

Formatos de anúncio do Vivo Ads

A plataforma apresenta 17 formatos de anúncio, que podem ser utilizados de forma combinada e são divididos em anúncios focados em awareness, performance ou conversão. São eles:

  • Data Rewards Vídeo
  • Native Ads Vídeo
  • Full header com Vídeo
  • Projetos Especiais
  • Transmissões ao Vivo
  • Branded Content
  • Brand Channel
  • Navegação Patrocinada
  • Programmatic
  • OOH Extension
  • TV Sync
  • Data Rewards Lead
  • Mídia Geolocalizada
  • App Install Vivo Ads
  • App Install Terra
  • Data Rewards OFF Site
  • Banners no portal Terra

Case Guaraná Antarctica

O match entre guaraná e pipoca, que está no inconsciente coletivo, não surgiu do além, mas sim de uma propaganda feita pelo Guaraná Antarctica há quase 30 anos. Recentemente a marca voltou a apostar nessa combinação, agora em propagandas veiculadas no Vivo Ads.

A campanha foi destinada para o público ABC, de 18 a 55 anos, nacionalmente. O objetivo era gerar reconhecimento de marca através de anúncios de Data Rewards Vídeo e Mídia Geolocalizada.

O Data Rewards Vídeo entra em ação quando acaba o pacote de dados do aparelho. Para continuar utilizando a internet, o Vivo Ads oferece a possibilidade de assistir um vídeo patrocinado e ganhar em troca 100MB de internet para continuar navegando.

Diferente de outras plataformas de mídia online, para contabilizar as visualizações do vídeo, o usuário precisa responder corretamente uma pergunta no final da exibição. No caso da campanha do Guaraná Antarctica a pergunta era: qual o refrigerante combina mais com pipoca? A marca só paga pela veiculação do anúncio em caso de respostas corretas.

Depois da exibição de vídeo, a campanha continuou. A marca, em parceria com o Vivo Ads, analisou o perfil do público que mais interagiu com o vídeo e seguiu com duas outras ações: enviando um push premium relembrando a campanha e, depois, fez a inserção de anúncios geolocalizados.

A plataforma criou cercas virtuais em parques, restaurantes e shoppings e impactamos o público no momento em que estava mais propenso a consumir o produto. O resultado dessa campanha foi de um aumento de 43% na intenção de compra, 40% na associação com pipoca e 14% de brand awareness, que é a percepção positiva da marca.

Desafio Vivo Ads e mensuração de resultado

O Vivo Ads lançou recentemente um desafio para o mercado publicitário. No estilo “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, o Desafio Vivo Ads promete devolver o dinheiro gasto em campanhas na plataforma para marcas que atingirem melhor resultado em outras plataformas de mídia online do mercado.

A plataforma se compromete a devolver o investimento porque garante que as empresas atingirão nela o melhor resultado de seus planos de mídia em vídeo. Mas atenção, o desafio só é válido para anunciantes com campanhas a partir de R$75 mil. Essa garantia é dada porque além de veicular anúncios, a Vivo Ads fica responsável por fazer uma consultoria completa sobre o tipo e a qualidade do anúncio de cada cliente.

Outro diferencial da plataforma são os anúncios por geolocalização. Nesse caso, a plataforma identifica quando o cliente está perto do estabelecimento e envia uma publicidade específica para ele, com o intuito de levá-lo ao local.

Ao compreender os benefícios dos anúncios no Vivo Ads, é possível observar o potencial da plataforma para o marketing digital. O importante é ter uma boa estratégia para saber como e com quem se comunicar.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Vivo Ads, você pode utilizá-lo como ferramenta em sua campanha regional. Afinal, contando com o banco de dados existentes na plataforma será possível estabelecer uma conexão emocional com o público de cada região do Brasil, fazendo uso de características de cada realidade para se comunicar. Para isso, conte conosco. A SMBR entende de regionalização e Vivo Ads.

Para falar com os Brasis do Brasil, fale com a SMBR.

Anúncio no Vivo Ads: saiba como atingir seu público
5 (100%) 1 vote
Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth