Todos os dias, muitos de nós no trabalho, em casa ou na rua, acessamos a internet através de navegadores instalados no celular, tablet ou computador. Também conhecidos como browser.

Talvez o que a maioria de nós não sabe, é como os navegadores surgiram ou quais suas funções. Sim, navegadores, porque existem muitos por aí e que você deveria conhecer.

Como o navegador funciona?

Os navegadores comuns incluem o Microsoft Edge, Internet Explorer, o Google Chrome, o Mozilla Firefox, Opera e o Apple Safari.

A principal função de um navegador de internet é compilar o HTML, código usado para criar ou marcar páginas da internet. Cada vez que um navegador carrega uma página, ele processa o HTML, que pode incluir texto, links e referências a imagens e outros itens, como folhas de estilo em cascata e funções JavaScript. O navegador processa esses itens e os renderiza na janela do navegador.

Como os navegadores usam mecanismos de renderização diferentes, os websites podem não aparecer da mesma maneira em navegadores diferentes. Em alguns casos, um site pode funcionar bem em um navegador, mas não funcionar corretamente em outro. Portanto, é inteligente instalar vários navegadores em seu computador para que possa usar um navegador alternativo, se necessário.

Você já testou seu site em todos os navegadores?

Se ainda não, sugiro que providencie isso agora mesmo. Há sites e landpages que possuem códigos que podem não abrir ou abrir com erro em determinados navegadores.

Imagine a seguinte situação: alguém está procurando pelo seu serviços nos buscadores, ela encontra seu site mais ao acessar, o site simplesmente não funciona ou abre com erro.

Você acabou de perder um potencial cliente que muito provavelmente, não voltará ao seu site. Mais que isso, um erro como este pode impactar diretamente nos resultados que deseja alcançar. Além de perder visitantes e tráfegos, você estará perdendo vendas. Sem contar que é vergonhoso para sua marca possuir um site com problemas, na chamada “era digital”.

Uma das formas de realizar o teste, é baixar as últimas versões dos principais navegadores para o seu computador e testar um por um.

Saiba também que existem buscadores alternativos além do Google

Já que estamos falando em diversidade de browsers, porque não falarmos também que existe outros buscadores além do Google?

Sem dúvida, o Google é o mecanismo de busca mais popular por aí, garantindo uma enorme participação de mercado em todo o mundo, até maio de 2018, o buscador possui 62.79%, segundo dados do Netmarketshare. O gigante das buscas usa algoritmos poderosos e inteligentes, juntamente com implementações de Inteligência Artificial, que oferecem uma experiência perfeita e personalizada para seus usuários. 

Porém, dados da pesquisa realizada pela comScore, mostram que os sites do Yahoo! são responsáveis ​​por 12,2% do volume de pesquisas e os sites da Microsoft por 21,4%. Isso significa que mais de ⅓ das pesquisas realizadas na internet não são feitas pelo Google, ou seja, empresas que descartam o Bing Ads dos planos de investimento, deixam de impactar boa parte do seu público-alvo.

Por isso é importante a sua empresa estar presente nos principais buscadores, não somente de maneira orgânica, mas ativa. E para isso, é primordial ter uma agência especializada para que sua empresa possa usufruir o máximo de cada buscador.

Entre os muitos motores de busca que existem por aí, as 10 mais populares (além do Google) são: Bing, DuckDuckGo, Yahoo!, Qwant, Yandex, Search Encrypt, StartPage, SearX, Ask e Gibiru.

Cada um desses possuem suas particularidades, principalmente quando se trata de anúncios. Se você entendeu a importância de estar em todos (ou pelo menos na maioria deles), vai precisar de ajuda especializada.

Conte com Soluções Mídia Brasil, a maior agência de regionalização do Brasil. Temos know-how para trabalhar em diferentes tipos de mídia, principalmente a digital, e facilidade de criar conexão com o seu público-alvo.

 

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth