IGTV: como tirar proveito do novo formato do Instagram

Por junho 29, 2018 julho 11th, 2019 Anúncios

Para celebrar um bilhão de usuários, e em um esforço aparente para desafiar o YouTube para a supremacia do vídeo, o Instagram anunciou o lançamento de um novo formato de vídeo longo chamado Instagram TV (IGTV). O formato estará disponível em um aplicativo independente, bem como no aplicativo Instagram tradicional por meio de um ícone no canto superior direito da tela:

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Foto via Instagram – IGTV

Em um evento de lançamento de San Francisco na quinta-feira, o CEO Kevin Systrom discutiu seu desejo de que os usuários do Instagram pudessem “curtir vídeos sem toda a distração”. Ironia à parte, isso já foi um problema para os usuários do Instagram no passado; e IGTV parece oferecer uma solução legítima. Agora você pode desperdiçar deliberadamente horas do seu tempo consumindo vídeo e (apenas vídeo), como você faz no YouTube.

Como o IGTV funciona?

Como o YouTube – e a televisão propriamente dita -, a plataforma oferece aos usuários acesso a diferentes canais para transmitir conteúdo de longa duração. Então, se você é apaixonado por um influenciador em particular, ou uma celebridade, você pode começar a ver vídeos mais longos aparecerem em seus canais nas próximas semanas.

Também como a televisão, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Os vídeos podem durar até uma hora e são apresentados em um formato vertical de tela cheia. Quando estiver no aplicativo, basta deslizar o dedo para “alterar o canal”.

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Foto via Instagram – IGTV

Lá você pode pesquisar seu canal favorito, ver os conteúdos mais populares ou navegar pelos vídeos criados pelos usuários que você segue. E, como no aplicativo tradicional, você ainda pode curtir, comentar ou compartilhar qualquer vídeo que desperte seu entusiasmo/interesse.

O que a IGTV significa para o Instagram?

O consenso geral parece ser que este não foi apenas um movimento ousado para o Instagram, mas uma iniciativa com um ROI potencialmente enorme. Influenciadores e marcas estão empolgados com a perspectiva de converter porções de sua base de assinantes do YouTube em seguidores do Instagram. Anteriormente, o YouTube era a única opção para usuários que queriam consumir exclusivamente vídeos. Os usuários do Instagram não precisam mais vasculhar seus feeds para obter o vídeo que desejam.

O novo formato também parece uma tentativa de continuar a suplantar o Snapchat. O formato tem uma notável semelhança com a seção “Descoberta” do Snapchat, em que vídeos populares, vídeos criados por amigos e outros conteúdos gerados pelo usuário são reproduzidos em um loop contínuo.

A recepção inicial do mercado com o lançamento é otimista. A EMarketer já espera que o Instagram ganhe US$ 5,48 bilhões em receita publicitária nos EUA em 2018. O preço das ações do Facebook subiu mais de 2,2% na quinta-feira, para quase US $ 202.

O que significa o IGTV para anunciantes?

Para os anunciantes, a IGTV inicialmente não significa nada. Atualmente, não existe um método para monetizar a plataforma, por meio de anúncios em vídeo ou por meio do pagamento de criadores de conteúdo. Dito isso, é melhor acreditar que os anúncios estão chegando ao IGTV. Systrom disse na palestra: “Ainda não há anúncios no IGTV hoje… [mas é] obviamente um lugar muito provável para chegarem.”

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Foto via Instagram – Kevin Systrom, CEO.

Com toda a probabilidade, o Instagram avaliará a quantidade de conteúdo que flui pela plataforma antes de implementar um sistema de anúncios. Se o conteúdo é o que eles esperam, imagine um cenário em que o IGTV evite o Ads Manager por sua própria interface de publicidade. Os anunciantes comprarão canais, digamos, de 15 ou 30 segundos, em canais que transmitem conteúdo relacionado a seus produtos. As marcas serão capazes de alavancar influenciadores com seguidores maciços de uma maneira muito mais imersiva.

O que a IGTV significa para as marcas?

Se sua empresa já está aproveitando ao máximo as Stories do Instagram ou, mesmo que você não esteja, a IGTV oferece uma atualização bastante realista para o conteúdo orgânico que você tradicionalmente fornece aos seus seguidores do Instagram. Por exemplo, agora você pode redirecionar ou simplesmente repostar os vídeos do Facebook e/ou do YouTube que você criou meticulosamente e colocá-los na frente de um segmento totalmente novo de seus seguidores sociais.

O upload do seu primeiro vídeo na plataforma cria oficialmente o canal exclusivo de sua marca.

Foto via Instagram

Aqui estão algumas especificações da IGTV para ter em mente:

Duração do vídeo: 15 segundos a 60 minutos (atualmente, os 60 minutos completos estão disponíveis apenas para contas maiores ou contas verificadas. Todos os outros têm um limite de 10 minutos.)
Tamanho do arquivo: até 3.6GB
Tipo de arquivo: .MP4
Proporção da tela: 9:16
Miniatura de vídeo/imagem da capa: .JPG

Como o Instagram Stories, o IGTV também permite que você adicione um apelo à ação, no qual você pode vincular as páginas de destino. Você também pode enviar vídeos diretamente para o Facebook Watch.

E, de acordo com o modus operandi do Instagram, até agora, esses vídeos não precisam ser perfeitos. O formato vertical é ideal para conteúdo criado no local e no smartphone; e os usuários que consomem esse conteúdo estão acostumados aos materiais gerado por outros usuários, sem muita edição.

Entre cedo!

A IGTV definitivamente parece uma nova plataforma promissora e, como tal, você deve experimentá-la com antecedência, mesmo que esteja apenas reutilizando vídeos já postados. Marcas: entrem enquanto a receptividade é boa; e anunciantes: aguarde o comunicado inevitável que foi aberto o espaço publicitário no IGTV!

Referências:
https://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/features/igtv-instagram-explained-how-to-download-use-tips-best-features-ios-a8409761.html
https://www.wordstream.com/blog/ws/2018/06/22/instagram-tv
https://www.curalate.com/blog/brands-should-take-advantage-of-igtv/

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Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth