O marketing de proximidade é qualquer sistema que utiliza tecnologias de localização para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos moveis. Os usos do marketing de proximidade incluem a distribuição de mídia em shows, informações, jogos e aplicativos sociais, check-ins de varejo, gateways de pagamento e publicidade local.

O marketing de proximidade não é uma tecnologia única, mas pode ser implementado utilizando vários métodos diferentes. E não se limita ao uso de smartphones. Laptops modernos que são habilitados para GPS também podem ser direcionados através de algumas tecnologias de proximidade.

Quais são as tecnologias envolvidas no marketing de proximidade?

NFC – A localização do telefone pode ser determinada pelo Near Field Communication (NFC) ativadas no telefone conectado a um chip RFID em um produto ou mídia. NFC é a tecnologia implantada para o Apple Pay e outras tecnologias de pagamento, mas não precisa ser limitada a pagamentos.

Museus e monumentos, por exemplo, podem instalar dispositivos NFC para fornecer informações turísticas. Lojas de varejo podem implantar NFC nas prateleiras para obter informações sobre produtos. Há uma tonelada de oportunidades de marketing com a tecnologia NFC.

GMS – Como você se move com o seu telefone, sua conexão é gerenciada entre torres. Os sistemas de marketing podem utilizar sua localização para enviar mensagens de texto apenas para os dispositivos que estão em uma região específica. Isso é conhecido como Geofencing SMS, ou apenas GMS. Não é uma tecnologia precisa, mas pode ser útil garantir que sua mensagem seja enviada apenas para o público-alvo desejado no momento desejado.

Hotspot Wi-Fi – Se você já fez login em uma conexão de companhia aérea ou até mesmo um Starbucks, presenciou um conteúdo de marketing dinâmico que é enviado diretamente ao usuário por meio do navegador da web.

Quais os benefícios do marketing de proximidade?

Os benefícios deste tipo de marketing envolvem mais do que apenas aumentos na receita ou de visitantes. O marketing de proximidade oferece um método inovador de entregar mensagens e conteúdo que os e-mails comuns e cupons de papel não conseguem acompanhar.

É barato
Depois de configurar seus dispositivos Wi-Fi e sua campanha, você poderá enviar seu conteúdo promocional gratuitamente, ao contrário de outros serviços semelhantes, como o MMS e o SMS. Não tem custos recorrentes.

É automático
Depois que estiver configurado, ele identificará automaticamente seus clientes e enviará mensagens com base nas regras que você definiu. Não há necessidade de um operador. É um sistema completo de automação de marketing.

Diferentes tipos de conteúdo são suportados
As redes de varejo, marcas, concessionárias e empresas de comércio eletrônico não estão restritas a um formato para entrega da mensagem. Diferentes tipos de conteúdo podem ser transmitidos para o cliente em potencial. Isso pode ser um arquivo de áudio, videoclipe, imagem estática, cartão de visita, GIFs e mensagens de boas vindas, entre outros.

É tudo digital
Tudo é criado digitalmente e completamente mensurável e rastreável. Esta é a melhor alternativa para as abordagens de força bruta, como folhetos e panfletos, onde se torna extremamente difícil medir o ROI, além de ser caro.

É altamente escalável
O marketing de proximidade pode atender simultaneamente centenas de clientes. Um novo beacon, por exemplo, pode ser facilmente adicionado em minutos e suas zonas de campanha podem ser rapidamente expandidas.

Melhora o relacionamento com o cliente
Varejistas, marcas, concessionárias e empresas de comércio eletrônico podem oferecer promoções e ofertas a seus clientes sem que precisem gastar nada.

Envolve os potenciais clientes
Ele permite que as empresas interajam com os clientes de maneira envolvente e divertida. Em alguns casos, os clientes podem responder ao anúncio.

É fácil rastrear
As empresas podem quantificar o número de engajamentos de clientes e os resultados resultantes de uma campanha. Eles podem obter dados de desempenho em tempo real, que incluem o número de mensagens enviadas e o número dos que foram abertos e o número exato de visitantes provenientes da campanha.

Oportunidade de marketing viral
Quando um cliente recebe algo engraçado, informativo ou interessante, ele pode encaminhar o conteúdo para seus amigos que podem não estar dentro do alcance do sinal. A mensagem pode, portanto, ser passada para muitas pessoas, mesmo para aqueles que estão fora do alcance do sinal Bluetooth.

Publicidade eficaz com Marketing de Proximidade

Atualmente, existem mais de 5 bilhões de dispositivos móveis nas mãos dos consumidores. Como esse número continua a crescer e os dispositivos móveis se tornam mais necessários; a eficácia da marketing de proximidade aumenta.

É importante observar que, com essa forma de marketing, qualquer consumidor com um dispositivo móvel é suscetível a uma campanha de marketing. O principal benefício da marketing de proximidade é o aumento da porcentagem de consumidores que recebem a mensagem de marketing.

Por esse motivo, locais como feiras de negócios, shoppings e lojas de varejo são locais ideais para o lançamento de uma campanha de marketing de proximidade.

Na maioria dos casos, os consumidores estão comprando fisicamente e são mais suscetíveis a sugestões e promoções de marketing. Outro benefício desse tipo de marketing é que apenas um local específico recebe transmissões de mensagens e conteúdo. Isso pode ajudar a manter a mensagem personalizada e local, ideal para uma estratégia de regionalização.


O marketing de proximidade e a regionalização.

Não poderíamos deixar de falar sobre a correlação entre essas duas estratégias. Quando aplicadas corretamente, podem trazer grandes resultados. O marketing de proximidade por si só não consegue entregar mensagens personalizadas no nível em que a regionalização faz, por isso, a união dessas estratégias pode ser extremamente eficaz.

Enquanto o marketing de proximidade é uma estratégia de publicidade fisicamente local, a regionalização é muito mais ampla. Além, é claro, de também se tratar de uma estratégia fisicamente local, a mensagem da regionalização tem muito mais compromisso com a cultura local.

Por isso, quando você une essas estratégias e passa a mensagem certa para a pessoa certa (regionalização, no lugar certo (marketing de proximidade), a abordagem alcança um novo patamar, assim como os resultados.

Saia na frente!

No Brasil ainda é rara a utilização dessa estratégia de marketing. Por isso, investir nisso é um diferencial competitivo e você com certeza sairá na frente dos seus concorrentes.

Entre em contato com a Soluções Mídia e converse com um de nossos especialistas em marketing de proximidade.

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Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth