O marketing de proximidade √© qualquer sistema que utiliza tecnologias de localiza√ß√£o para se comunicar diretamente com os clientes por meio de seus dispositivos moveis. Os usos do marketing de proximidade incluem a distribui√ß√£o de m√≠dia em shows, informa√ß√Ķes, jogos e aplicativos sociais, check-ins de varejo, gateways de pagamento e publicidade local.

O marketing de proximidade n√£o √© uma tecnologia √ļnica, mas pode ser implementado utilizando v√°rios m√©todos diferentes. E n√£o se limita ao uso de smartphones. Laptops modernos que s√£o habilitados para GPS tamb√©m podem ser direcionados atrav√©s de algumas tecnologias de proximidade.

Quais s√£o as tecnologias envolvidas no marketing de proximidade?

NFC РA localização do telefone pode ser determinada pelo Near Field Communication (NFC) ativadas no telefone conectado a um chip RFID em um produto ou mídia. NFC é a tecnologia implantada para o Apple Pay e outras tecnologias de pagamento, mas não precisa ser limitada a pagamentos.

Museus e monumentos, por exemplo, podem instalar dispositivos NFC para fornecer informa√ß√Ķes tur√≠sticas. Lojas de varejo podem implantar NFC nas prateleiras para obter informa√ß√Ķes sobre produtos. H√° uma tonelada de oportunidades de marketing com a tecnologia NFC.

GMS – Como voc√™ se move com o seu telefone, sua conex√£o √© gerenciada entre torres. Os sistemas de marketing podem utilizar sua localiza√ß√£o para enviar mensagens de texto apenas para os dispositivos que est√£o em uma regi√£o espec√≠fica. Isso √© conhecido como Geofencing SMS, ou apenas GMS. N√£o √© uma tecnologia precisa, mas pode ser √ļtil garantir que sua mensagem seja enviada apenas para o p√ļblico-alvo desejado no momento desejado.

Hotspot Wi-Fi – Se voc√™ j√° fez login em uma conex√£o de companhia a√©rea ou at√© mesmo um Starbucks, presenciou um conte√ļdo de marketing din√Ęmico que √© enviado diretamente ao usu√°rio por meio do navegador da web.

Quais os benefícios do marketing de proximidade?

Os benef√≠cios deste tipo de marketing envolvem mais do que apenas aumentos na receita ou de visitantes. O marketing de proximidade oferece um m√©todo inovador de entregar mensagens e conte√ļdo que os e-mails comuns e cupons de papel n√£o conseguem acompanhar.

√Č barato
Depois de configurar seus dispositivos Wi-Fi e sua campanha, voc√™ poder√° enviar seu conte√ļdo promocional gratuitamente, ao contr√°rio de outros servi√ßos semelhantes, como o MMS e o SMS. N√£o tem custos recorrentes.

√Č autom√°tico
Depois que estiver configurado, ele identificar√° automaticamente seus clientes e enviar√° mensagens com base nas regras que voc√™ definiu. N√£o h√° necessidade de um operador. √Č um sistema completo de automa√ß√£o de marketing.

Diferentes tipos de conte√ļdo s√£o suportados
As redes de varejo, marcas, concession√°rias e empresas de com√©rcio eletr√īnico n√£o est√£o restritas a um formato para entrega da mensagem. Diferentes tipos de conte√ļdo podem ser transmitidos para o cliente em potencial. Isso pode ser um arquivo de √°udio, videoclipe, imagem est√°tica, cart√£o de visita, GIFs e mensagens de boas vindas, entre outros.

√Č tudo digital
Tudo é criado digitalmente e completamente mensurável e rastreável. Esta é a melhor alternativa para as abordagens de força bruta, como folhetos e panfletos, onde se torna extremamente difícil medir o ROI, além de ser caro.

√Č altamente escal√°vel
O marketing de proximidade pode atender simultaneamente centenas de clientes. Um novo beacon, por exemplo, pode ser facilmente adicionado em minutos e suas zonas de campanha podem ser rapidamente expandidas.

Melhora o relacionamento com o cliente
Varejistas, marcas, concession√°rias e empresas de com√©rcio eletr√īnico podem oferecer promo√ß√Ķes e ofertas a seus clientes sem que precisem gastar nada.

Envolve os potenciais clientes
Ele permite que as empresas interajam com os clientes de maneira envolvente e divertida. Em alguns casos, os clientes podem responder ao an√ļncio.

√Č f√°cil rastrear
As empresas podem quantificar o n√ļmero de engajamentos de clientes e os resultados resultantes de uma campanha. Eles podem obter dados de desempenho em tempo real, que incluem o n√ļmero de mensagens enviadas e o n√ļmero dos que foram abertos e o n√ļmero exato de visitantes provenientes da campanha.

Oportunidade de marketing viral
Quando um cliente recebe algo engra√ßado, informativo ou interessante, ele pode encaminhar o conte√ļdo para seus amigos que podem n√£o estar dentro do alcance do sinal. A mensagem pode, portanto, ser passada para muitas pessoas, mesmo para aqueles que est√£o fora do alcance do sinal Bluetooth.

Publicidade eficaz com Marketing de Proximidade

Atualmente, existem mais de 5 bilh√Ķes de dispositivos m√≥veis nas m√£os dos consumidores. Como esse n√ļmero continua a crescer e os dispositivos m√≥veis se tornam mais necess√°rios; a efic√°cia da marketing de proximidade aumenta.

√Č importante observar que, com essa forma de marketing, qualquer consumidor com um dispositivo m√≥vel √© suscet√≠vel a uma campanha de marketing. O principal benef√≠cio da marketing de proximidade √© o aumento da porcentagem de consumidores que recebem a mensagem de marketing.

Por esse motivo, locais como feiras de negócios, shoppings e lojas de varejo são locais ideais para o lançamento de uma campanha de marketing de proximidade.

Na maioria dos casos, os consumidores est√£o comprando fisicamente e s√£o mais suscet√≠veis a sugest√Ķes e promo√ß√Ķes de marketing. Outro benef√≠cio desse tipo de marketing √© que apenas um local espec√≠fico recebe transmiss√Ķes de mensagens e conte√ļdo. Isso pode ajudar a manter a mensagem personalizada e local, ideal para uma estrat√©gia de regionaliza√ß√£o.


O marketing de proximidade e a regionalização.

Não poderíamos deixar de falar sobre a correlação entre essas duas estratégias. Quando aplicadas corretamente, podem trazer grandes resultados. O marketing de proximidade por si só não consegue entregar mensagens personalizadas no nível em que a regionalização faz, por isso, a união dessas estratégias pode ser extremamente eficaz.

Enquanto o marketing de proximidade é uma estratégia de publicidade fisicamente local, a regionalização é muito mais ampla. Além, é claro, de também se tratar de uma estratégia fisicamente local, a mensagem da regionalização tem muito mais compromisso com a cultura local.

Por isso, quando você une essas estratégias e passa a mensagem certa para a pessoa certa (regionalização, no lugar certo (marketing de proximidade), a abordagem alcança um novo patamar, assim como os resultados.

Saia na frente!

No Brasil ainda é rara a utilização dessa estratégia de marketing. Por isso, investir nisso é um diferencial competitivo e você com certeza sairá na frente dos seus concorrentes.

Entre em contato com a Solu√ß√Ķes M√≠dia e converse com um de nossos especialistas em marketing de proximidade.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth