Marketing de vídeo: como converter seus espectadores em clientes

Por julho 25, 2018 julho 11th, 2019 Vídeo

Marketing de vídeo é o que há de mais rentável hoje em dia. As redes sociais, inclusive, entregam organicamente mais vídeos do que imagens e esse parece ser um caminho natural.

“48 horas de vídeo são enviadas a cada minuto”, afirma o YouTube.

Bom, isso é ótimo para o YouTube e para os videoholics, mas para os donos de empresa ou profissionais de marketing, fica a pergunta: “Como faço meu vídeo se destacar?” E, talvez mais importante, “como faço as pessoas tomarem uma ação?”

Há muitas razões para usar marketing de vídeo on-line em sua empresa: reconhecimento da marca, posicionamento como especialista, apresentar novos produtos, criar um buzz, ou desencadear uma resposta emocional ao seu produto ou serviço.

Mas provavelmente o mais comum e mais importante motivo do marketing de vídeo seja: converter espectadores em clientes. Para conseguir isso, você deve se concentrar na conversão. E para isso, uma regrinha básica: foque no espectador, não em você mesmo.

Existem muitas maneiras de fazer isso, aqui estão as principais:

1. Mostre como você ajuda seus clientes

Fale sobre o problema que um cliente seu teve e como você o resolveu. As pessoas adoram ouvir como outras pessoas resolveram problemas em comum. Além dessa estratégia de marketing de vídeo proporcionar um ambiente de conversão, cria engajamento e gera muitos compartilhamentos.

2. O que as pessoas sempre perguntam sobre sua empresa?

Toda empresa tem suas “perguntas mais comuns”, aquelas que quase todos os clientes fazem. Use o vídeo para responder a essas perguntas. Afinal, está evidente que a maioria das pessoas querem saber.

3. Seja um especialista, não um vendedor

Apesar de se chamar “marketing de vídeo”, as produções devem ter um caráter educativo e ser relevante para o seu público-alvo. Tente não vender nada, não logo de cara. Ninguém mais suporta papo de vendedor. Hoje em dia, os consumidores não querem mais ouvir o que eles precisam, querem descobrir por si próprios. Use isso ao seu favor, foque nas necessidades de seus clientes.

4. Atenha-se a qualidade da produção

Hoje em dia qualquer um com um smartphone é capaz de fazer seu próprio vídeo. Posicione uma câmera, sente-se no sofá e… gravando! Mas a sua estratégia de marketing de vídeo é passar essa imagem para os seus clientes?

Sabemos que provavelmente não deveríamos, mas todos nós julgamos os outros com base na imagem que apresentam. Então, se seu vídeo é de baixa qualidade e distante de ser algo profissional, é isso que seus espectadores pensarão sobre você. É isso que você quer? Imagino que não!

5. Um sorriso amigável é sempre bem-vindo

Pode parecer bobagem, mas sorrir enquanto você fala realmente ajuda a torná-lo mais, digamos, assistível. Veja os youtubers, eles usam e abusam do sorriso como princípio básico do marketing de vídeo. Isso não significa que você precisa ter o sorriso fixo do Coringa, apenas um sorriso gentil e natural. Ele vai suavizar seu rosto e adicionar uma luz aos seus olhos. As pessoas se sentirão mais à vontade em contatá-lo.

6. Seja breve.

A maioria das pessoas procura informações rápidas. Portanto, mantenha seu vídeo curto e vá direto ao ponto. Não esqueça de dizer aos espectadores que o vídeo é curto. Se alguém souber que, dentro de 2 ou 3 minutos, terão as informações que desejam, maior é a probabilidade de assistirem até o fim.

7. Inclua uma chamada à ação.

Não esqueça disso! Não existe conversão sem um Call-to-Action! Esse é o princípio mais básico do marketing digital e, com certeza, se estende também ao marketing de vídeo.

Se você deseja que seus espectadores se convertam, dê a eles algo para fazer. Antes, pergunte a si mesmo: qual é o objetivo do seu vídeo? Assim você saberá se quer que eles entrem em contato com você, ou então, preencher um formulário de contato on-line, talvez um e-book ou outro material para download… aí já vai da sua estratégia de captação de leads.

Quando decidir o que você quer que façam, diga a eles a ação que eles devem tomar. O importante é não deixar eles imaginando o que devem fazer a seguir. Diga-lhes o que fazer!

Com certeza esses 7 passos, se bem seguidos, irão ajudar você em sua estratégia de marketing de vídeo e, por consequência, impulsionar suas vendas online.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth