Muito se fala em Mídia OOH e, à primeira vista, sua definição parece simplista demais. Mas afinal o que é Mídia OOH e que conceitos ela engloba? Como usar a Mídia Out Of Home na estratégia de marketing da sua empresa? Que vantagens um formato de mídia off-line tido como um dos mais tradicionais pode trazer em termos de ROI? Quando se trata de mídia externa, qualquer coisa pode funcionar como veículo de propaganda do seu produto ou marca. E isso em qualquer lugar e a qualquer tempo. No entanto, quando bem trabalhada essa abrangência atende a critérios específicos de público alvo e gera um ótimo retorno, seja em faturamento ou somente trazendo a marca mais pra perto dos consumidores e reforçando sua relação com o mercado.

O que é Mídia OOH?

Estratégia que se enquadra no rol das mais tradicional, a Mídia OOH vem abocanhando uma parcela cada vez maior de investimentos – em 2017 representou 2,8 de todo o bolo publicitário – por conta de uma série de características que o próprio meio proporciona a quem está disposto a investir. Para ficar em apenas algumas delas citamos: cobertura, o fato de ser full time, rapidez de resultados e, é claro, oportunidades em termos de regionalização, apesar de sua vocação para as massas. Estes fatores são suficientes para despertar o interesse de qualquer profissional da área do marketing, levando-o a não somente saber o que é Mídia OOH, mas também em como utilizar para uma estratégia de marketing.

Traduzindo ao pé da letra o que é Mídia OOH, ou se preferir a Mídia Out Of Home, diz respeito a toda e qualquer peça publicitária que os consumidores encontrarão fora de casa. O clássico outdoor entra nessa. Você pode até não estar interessado em uma compra, mas convenhamos que é complicado permanecer indiferente a um anúncio com aproximadamente 27 metros quadrados pelo qual você passa diariamente enquanto cumpre sua rotina diária, não é mesmo? Já que compreendemos o que é mídia OOH, vamos nos aprofundar mais!

Mídia OOH se vale da criatividade para chegar mais longe

De acordo com levantamento elaborado pela Mídia No Alvo, 40% é a estimativa de aumento do ROI de uma campanha de mídia digital em conjunto com o OOH, enquanto o impacto da Mídia OOH sobre a população economicamente ativa atingiu 80%, provando que vale muito a pena investir nesse mercado de mídia OOH no Brasil, que se diversificou e encontrou espaço em uma série de plataformas inimagináveis até não muito tempo atrás.

Se hoje é possível anunciar sua marca em telões espalhados pela cidade, pontos de ônibus e elevadores, por exemplo, devemos muito ao francês Jean-Claude Decaux, fundador da JCDecaux e criador do conceito de mobiliário urbano há exatos 55 anos. Foi dele a ideia de espalhar publicidade em abrigos de ônibus e dar a essas estruturas um valor maior que o funcional, trazendo também informações, serviço e cultura.

Na esteira dessa ideia, hoje a Mídia OOH está espalhada por toda a parte, como salientamos nos itens a seguir:

Outdoors

outdoor

O exemplo mais clássico, sem dúvida. Mídia OOH de impacto, precisa ter mensagem clara e objetiva, já que muitas vezes estão instalados em rodovias pelas quais passamos apressadamente. Precisa ter potencial para despertar o consumidor, ainda que de forma inconsciente.

Cartazes, fachadas e vitrines

Assim como os outdoors, são uma forma simples de propaganda em busca de resultados imediatos, como atrair um cliente diretamente para a sua loja anunciando uma promoção.

Painéis e telões

o que é mídia OOH

Recursos digitais aliados à Mídia OOH aproximam essas plataformas das televisões. Podem estar em shoppings, metrôs e aeroportos e se adaptaram a um público ávido por informações em espaços curtos de tempo. Dinâmico e chamativo, tem a vantagem de estar 24 horas por dia disponível.

Anúncios em ônibus, caminhões e veículos envelopados

Busdoor

Esse tipo de Mídia OOH sai na frente por atingir um número enorme de pessoas. São “propagandas itinerantes” e impactam milhares de pessoas ao longo do dia. Se outdoors têm cobertura ampla, com espaços em todos os cantos da cidade, essa opção pode ser vista ainda mais rapidamente.

Embalagens e PDVs

Imagine fazer propaganda naquilo que você já tem. Não são poucos os cases de sucesso nesse sentido e um exemplo interessante vem de uma ação da Coca-Cola na Alemanha, em que um mini PDV foi colocado nas ruas para divulgar o lançamento da mini latinha do refrigerante.

Mídia OOH volta os olhos para o regional

Ainda que o conceito de Mídia OOH esteja muito ligado à massificação, com um bom planejamento é possível utilizá-la focando em mercados regionais. Com telões e cartazes espalhados em lugares específicos a tarefa fica mais fácil, por já haver um perfil de público esperado e que pode se interessar pelo seu negócio, mas mesmo os outdoors podem cumprir esse papel.

Hoje ferramentas como geolocalização aproximam o digital das mídias tradicionais e servem de base para definir os melhores pontos para divulgar a sua estratégia de publicidade. Com um bom plano de mídia é possível segmentar a campanha e encontrar lugares onde haja mais tráfego de pessoas dentro do perfil de público alvo buscado pela marca.

Uma empresa especializada no assunto ajuda bastante na fase de planejamento e a SMBR cuida desse processo do início até o checking (relatório fotográfico da campanha).

Conhecer o local e as pessoas com quem você quer se comunicar é fundamental e o livre acesso à informação propiciado pela digitalização/globalização já provou que nem sempre é eficaz. Nesse contexto, especialmente quando consideramos as dimensões territoriais do Brasil, assim como sua variedade de cultura, hábitos e consumo, conhecer e se aprofundar nessas diferenças é o único caminho para, de fato, “conversar” com todo mundo.

Planejamento de qualidade é primordial

A regionalização estabelece uma relação de proximidade com o público que pode ser conquistada conhecendo a linguagem e os interesses de cada lugar e brigando para pertencer àquele universo. E as diferentes plataformas de Mídia OOH estão aí para serem trabalhadas cada qual com um objetivo, focada em uma realidade, rotina ou persona.

Em resumo, é preciso fazer o caminho de volta: regionalizar para comunicar com todo o mundo. Só assim será possível garantir eficácia e resultados, tornando cada peça o mais rentável possível.

A SMBR sabe como dialogar com todos esses Brasis e pode ajudar sua empresa a alcançar quem realmente importa, definindo as melhores datas para cada ação, os pontos onde devem ser divulgadas, assim como o desenvolvimento da arte.

 

 

 

 

 

 

 

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth