Mídia out-of-home, ou OOH, é uma publicidade que chega aos consumidores enquanto, como o próprio nome já diz, eles estão fora de suas casas.

Hoje em dia, este meio oferece novas tecnologias, novos formatos e mais criatividade para ajudar os anunciantes e suas agências a levarem sua mensagem mais adiante. Muitas empresas têm adotado essa inovação para manter o ritmo e fazer com que a sua publicidade esteja onde o consumidor estiver indo.

Falando nisso, a OOH alcança os consumidores independentemente dos hábitos de consumo de mídia deles. Vai onde a maioria das outras mídias não podem ir, cerca e imerge os consumidores fora de suas casas, que por sinal é onde eles passam 70% de suas horas acordados.

Os formatos versáteis da OOH oferecem um potencial criativo de “tela em branco” para chamar a atenção das pessoas, onde quer que elas trabalhem, comprem, viajem e etc.

OOH é altamente adaptável, oferecendo potencial praticamente ilimitado. Pode ser:

  • Qualquer coisa: de outdoors a painéis digitais, de mídia em ônibus a totens em quiosques;
  • Em qualquer lugar: de rodovias a ruas da cidade, de aeroportos a shopping centers;
  • A qualquer hora: desde a manhã até a noite com conteúdo dinâmico e sempre em displays que chamem a atenção das pessoas quando estão em movimento.

ooh

Os tipos mais tradicionais de O0H

O outdoor é um formato de publicidade OOH mais tradicional, mas houve um crescimento significativo em OOH digital, o chamado, DOOH (digital out-of-home). Os painéis tradicionais continuam sendo a forma predominante de propaganda de OOH em todo o mundo, principalmente no Brasil.

O mobiliário urbano é outro tipo de OOH, menos frequente, mas igualmente tradicional. É vista principalmente em centros urbanos e possível de ser encontrado em vários formatos, como: pontos de ônibus, quiosques de shopping, cancelas de estacionamento, lixeiras de parques, em orelhões e por aí vai.

A publicidade móvel é basicamente uma propaganda colocada em qualquer coisa que se mova, como ônibus, metrô, caminhões, táxis, mas também inclui propaganda estática e eletrônica fixa nas estações e plataformas de metrô e ônibus.

A publicidade no aeroporto, que faz as empresas abordarem o público durante viagens, também é considerada uma publicidade móvel. Os municípios geralmente aceitam essa forma de publicidade, pois fornece receita às autoridades municipais.

Out-of-home digital

Out-of-home digital (DOOH) refere-se a mídias dinâmicas e pode ser encontrado de duas formas:

  • Em locais: cafés, bares, restaurantes, clubes, colégios, arenas, postos de gasolina, lojas de conveniência, barbeiros, e espaços públicos.
  • E em painéis, como os outdoors, porém digitais

A mídia DOOH beneficia tanto os proprietários de locação quanto os anunciantes para poderem envolver clientes e/ou público e ampliar o alcance e a eficácia das investidas de marketing.

A razão pela qual essa categoria está crescendo tão rapidamente é porque as pessoas ocupadas geralmente não possuem muito tempo também em casa e optam por entretenimentos mais objetivos, como o YouTube e o Netflix, por exemplo. Isso diluiu a freqüência com a qual os comerciais de televisão tradicionais são vistos. Além disso, na internet existem várias extensões para o navegador que “excluem” a publicidade para você.

Todos os dias, mais telespectadores estão ignorando os anúncios comerciais com as suas séries via streaming e seus adblocks. Isso faz da publicidade out-of-home ainda mais atraente.

Em 2015, o DOOH começou a ganhar espaço na publicidade móvel. Tablets são instalados dentro de veículos populares de compartilhamento de viagens como Uber. Os anúncios digitais são exibidos dentro das telas, permitindo que as marcas atinjam passageiros de alto valor.

Este tipo de DOOH aproveita a tecnologia para melhorar a distribuição de anúncios e melhor segmentação de público de OOH. O GPS dos tablets permite que o marketing seja baseado em localização. As marcas podem especificar e determinar onde sua publicidade será exibida aos passageiros.

Out-of-home mídia com a Soluções Mídia

Não se engane! Isso não quer dizer que você deva parar de anunciar na internet ou na televisão e rádio. Toda forma de publicidade é válida, mas cada negócio possui a estratégia certa para atingir o seu público.

Para alguns, a OOH vem surgindo como um sopro de inovação nessa nossa mídia fragmentada. Nós da Soluções Mídia entendemos a importância desta solução e possuímos profissionais preparados para colocar em prática esta estratégia.

Se você crê que o seu negócio é perfeito para este tipo de mídia, ou possui curiosidade em descobrir os resultados, entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

 

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth