Como os anúncios em Smart TV estão transformando a indústria das TVs

Por agosto 1, 2018 julho 11th, 2019 Anúncios

Os anúncios em Smart TV está dando os seus primeiros passos. É uma tendência que já alcançou e está alcançando todos os tipos de dispositivo de entretenimento doméstico (aparelho de TV, console de videogame, como Xbox, PlayStation, Blu-ray Disk Player ou dispositivo de streaming de vídeo) conectado à Internet.

Comparação: TV X Smart TV

Em comparação com a TV tradicional, que é focada principalmente em broadcasting, esses dispositivos de última geração focam em mídia interativa on-line, streaming de vídeo e os chamados “on demand” que podem ser acessados por meio de aplicativos instalados no sistema operacional da TV. Isso faz com que o telespectador se livre dos comerciais de televisão aberta ou à cabo.

Tecnicamente falando, a Smart TV é a integração da internet e dos recursos da web 2.0 em aparelhos de TV de nova geração. Você também pode considerar a plataforma como uma TV híbrida ou uma fusão de tecnologia de computador e televisão.

Por meio de aplicativos que podem ser baixados nas Smart TVs, os usuários podem acessar serviços de streaming de vídeo (Netflix, YouTube, Amazon, HBO) ou então pesquisar filmes, fotos e outros conteúdos digitais na web pelas próprias funcionalidades do sistema operacional. É justamente nesse ambiente que os anúncios em Smart TV estão começando a aparecer.

A Smart TV não se limita apenas ao streaming de vídeo. Os consumidores também ouvem música, acessam redes sociais como Facebook e Twitter, enviam e-mails, procuram notícias e informações e fazem compras on-line também.

Essa ampla gama de recursos apresentados pelas TVs com acesso à internet oferecem oportunidades incomparáveis para marcas, publicitários e criadores de conteúdo. E é aí que está o pulo do gato!

Samsung lança anúncios em Smart TV

Recentemente, a Samsung lançou uma atualização onde aparecem anúncios em Smart TV, diretamente no HUB de aplicativos. Essa atualização tem dado o que falar na internet, muita gente reclama dos anúncios serem invasivos, além de ocuparem uma pequena parte da tela.

“Estamos sempre procurando maneiras de aprimorar a experiência de assistir à TV”, disse uma porta-voz da Samsung. “Os usuários podem desativar esses anúncios com base em interesses a qualquer momento no menu de configurações de seus televisores e ainda assim obter todos os recursos inteligentes de suas TVs.”

Com certeza este é apenas o começo deste novo canal de mídia e muita coisa vai precisar mudar para agradar os proprietários de Smart TVs. Gregory Lee, presidente da Samsung da América do Norte, chegou a pedir desculpas aos seus consumidores por causa de alguns erros cometidos com a atualização.

“Na Samsung nós inovamos para apresentar tecnologias que possam enriquecer a vida das pessoas”, escreveu Lee em uma nota aos consumidores. “Um ponto importante da nossa missão é apresentar o melhor em qualidade e segurança. Recentemente nós quebramos essa promessa. Por isso nós pedimos desculpas”.

O console da Microsoft, o Xbox, por exemplo – considerado hoje mais do que um videogame, uma verdadeira central de mídia – já faz uso desses recursos desde a geração passada, no Xbox 360. Alguns anúncios são mostrados entre os aplicativos, fazendo propaganda principalmente dos produtos da Microsoft.

Por isso, este parece ser um caminho sem volta e uma excelente oportunidade para as empresas fazerem seus anúncios em Smart TV.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth