A Black Friday no Brasil: essa estratégia de vendas vale à pena?

Por novembro 14, 2018 julho 11th, 2019 Vendas

A Black Friday no Brasil está mais do que consolidada. Essa grande promoção começou nos EUA, e inaugura a temporada de compras de natal. O nome Black Friday surgiu nos anos 90 com os policiais da Filadélfia que chamavam assim o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, onde surgia muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal.

 

Essa estratégia de vendas surgiu em 2010 no Brasil  e foi uma promoção totalmente online e levou um tempo para se consolidar. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones.

Hoje, essa promoção acontece tanto online, quanto offline e a maioria da população já está acostumada e inclusive espera a época para fazer determinadas compras, seja de natal ou não.

A Black Friday no Brasil como estratégia de marketing

No Brasil, essa sexta-feira especial não é somente um evento isolado. A Black Friday é uma estratégia de marketing aplicada em uma época muito quente para o comércio nacional. Além da época natalina, é claro, novembro e dezembro são meses onde muitas pessoas já estão com seu décimo terceiro em mãos, buscando alternativas para investir seu suado dinheirinho em algo que trará bem-estar.

Se a época de natal já fazia o comércio esquentar, a Black Friday fez ferver! Originalmente, a promoção limitava-se ao varejo, mas hoje qualquer segmento, até mesmo serviços, pode seguir a ideia e aderir ao movimento. Quem o faz, com certeza está a um passo de seus concorrentes que não o fazem.

Cinco cases de sucesso da Black Friday no Brasil para se inspirar

Se você ainda tem dúvidas sobre como a Black Friday pode alavancar suas vendas, vamos listar cinco cases de sucesso no Brasil para te inspirar. Antes, veja a importância de estar preparado para uso do mobile, pois isso influenciará a sua estratégia.

 

black friday 2018

1. Mercado Livre

Em 2013, com investimento focados principalmente em Google Search e Google Display, o Mercado Livre, uma dos maiores portais de compra e venda do mundo, se tornou também uma referência na promoção, conseguindo oferecer bons preços, frete grátis e opções de parcelamento sem juros.

Para se ter uma ideia, a campanha conseguiu aumentar de 46% das vendas em relação à Black Friday de 2012.

2. Ricardo Eletro

Uma das maiores redes brasileiros de varejo, especializada em eletrodomésticos, a Ricardo Eletro apostou na Black Friday de 2017 fazendo vídeos engraçados sobre a pronúncia do termo Black Friday. Para isso, a empresa investiu fortemente no Youtube. Como resultado, as vendas da Ricardo Eletro no ano passado foram além do esperado.

3. Dafiti

A Dafiti é uma empresa brasileira que se tornou o maior e-commerce de moda e estilo de vida da América Latina. Em uma das edições da Black Friday no Brasil, a Dafiti decidiu transformar o dia em uma semana de promoção. Desde a segunda-feira até sexta, fez ofertas especiais para cada dia. A campanha usou anúncios do Google Ads, YouTube e anúncios em portais de internet.

Como resultado, a Dafiti não teve apenas um salto de vendas no dia da Black Friday, mas também durante toda aquela semana de promoção.

4. Netshoes

Há 17 anos no mercado, a Netshoes é uma varejista de artigos esportivos 100% digital. No ano de 2013, a Nesthoes criou o Sport Friday, adaptando o nome da promoção para o seu segmento. A empresa investiu em Google Serch e Youtube para sua campanha, além de oferecer super descontos de até 70% e a personalização de produtos.

Naquela edição, a Netshoes dobrou o número de vendas para novos clientes durante a Black Friday e teve um aumento de tráfego no site de 60% em relação ao ano anterior. Já o serviço de personalização cresceu 214%.

5. OQVestir

A e-commerce varejista de moda referência nacional, em uma das edições da Black Friday no Brasil, criou um hotsite exclusivo para o evento e o Youtube foi a plataforma mais utilizada para anunciar as promoções, já que também a empresa é geradora de conteúdo sobre o setor.

A OQVestir teve um aumento extraordinário de 700% em comparação ao Black Friday do ano anterior.

E agora?

Bom, agora que você já entendeu que a Black Friday como uma estratégia de marketing de sucesso e conheceu alguns dos melhores cases desse evento, que tal também trazer isso para a sua empresa? F

A Soluções Mídia Brasil é a maior agência de regionalização do país e tem know-how para campanhas de diversos tipos, inclusive a Black Friday.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth