Como usar o Spotify para apoiar o seu Brand Marketing

Por janeiro 21, 2020 fevereiro 6th, 2020 Anúncios, Artigos, Mídia, Spotify

Você adora ouvir suas músicas, podcasts e vídeos favoritos no Spotify, mas você já pensou em como o Spotify pode apoiar o seu brand marketing? O Spotify é uma das muitas mídias digitais que trabalhamos aqui na SMBR, e é porque a plataforma pode ser uma adição incrível à estratégia de marketing da sua empresa . Neste artigo, detalhamos o que é o Spotify e como usá-lo para ir além das suas campanhas de brand marketing.

O que é o Spotify?

O Spotify é um serviço de streaming de mídia que foi fundado em 2006 por Daniel Ek e Martin Lorentzon em Estocolmo, Suécia. O serviço foi lançado e disponível ao público a partir de 2008. Os ouvintes do Spotify podem se envolver com músicas, podcasts e vídeos no aplicativo. O Spotify faz parceria com gravadoras e artistas independentes em acordos de licenciamento para hospedar os arquivos de áudio e oferecê-los como opções aos ouvintes do Spotify.

O Spotify oferece vários planos . O primeiro é o Plano gratuito, que oferece acesso limitado ao Spotify, com anúncios obrigatórios e opções de navegação limitadas. Se você deseja ter maior acesso, há o plano Spotify Premium, que custa R$ 16,90 por mês. Este plano oferece pulos ilimitados, a capacidade de baixar áudio e nenhum anúncio. O Spotify também oferece promoções especiais para universitários, bem como o Premium Duo e o Premium Familia, que permite que várias contas tenham acesso.

Como usar o Spotify para seu Brand Marketing

Quando sugerimos o uso do Spotify em seus esforços de brand marketing, seu primeiro pensamento pode ser: “Minha marca não tem nada a ver com música ou bandas, como isso se aplica a mim?”. Embora possamos entender esse tipo de pensamento, argumentamos que a música e outro áudio são fatores de conexão cultural que podem ser aplicados a muitas empresas, independentemente de quão relacionada a música é ao seu produto ou serviço. Adicionar positivamente o estilo de vida e a experiência do cliente ajudará a manter sua marca na mente. Continue lendo para descobrir as principais táticas de marketing da marca Spotify.

Criar listas de reprodução de brand marketing

Considere criar uma playlist de brand marketing com tema para adicionar um pouco de diversão e diversidade aos esforços de criação de conteúdo da sua empresa. Ao criar a lista de reprodução, é importante pensar na voz da sua marca. Que tipo de gênero musical se encaixam no tom da sua marca? Com quais artistas e mensagens de música você gostaria que sua marca estivesse conectada na mente dos ouvintes? Existe uma campanha atual em que você possa incorporar essas playlists? A atividade de criar uma playlist de brand marketing pode ser uma maneira criativa de explorar mais profundamente o que sua marca representa e as emoções que você deseja que os clientes em potencial experimentem quando se envolverem com você. 

Aproveite o poder dos podcasts para comercializar sua marca

O podcasting se tornou um elemento básico do mundo do streaming, e muitas pessoas construíram negócios inteiros em torno de podcasts! Mas se você está familiarizado com podcasts ou não, existem várias maneiras de se envolver com podcasts para obter oportunidades de brand marketing.

A primeira opção? Crie seu próprio podcast! Muitas marcas que não estão relacionadas de forma inata com as indústrias da música ou do entretenimento lançaram podcasts com grande sucesso. O Luciano Hang, dono das lojas Havan, foi um deles, lançou seu próprio podcast chamado Fala Luciano

Ter um podcast com marca expande as maneiras pelas quais os clientes em potencial podem encontrar e se envolver com você, e hoje em dia existem podcasts em praticamente todos os assuntos e em qualquer nicho que você possa imaginar! Marcas como McDonald’s, GE, Sephora, Microsoft, Zip Recruiter e Johnson & Johnson são ótimos exemplos de marcas surpreendentes que usaram podcasting em suas estratégias de brand marketing.

Se você não está pronto para mergulhar com seu próprio podcast, outra opção é ser convidado em outros podcasts populares. Faça uma pesquisa sobre podcasts focados em um assunto relacionado à sua marca – ou mesmo mais genéricos e que abranjam negócios e empreendedorismo! Ser um convidado em um podcast é uma ótima maneira de expandir seu alcance para novos clientes em potencial e promover seu produto ou serviço. 

Compreenda o formato e o estilo de cada podcast antes de entrar em contato com eles. Depois de criar uma lista de podcasts para os quais você gostaria de se lançar, não deixe de enviar uma breve biografia e alguns tópicos sobre os quais você se sentiria apaixonado por falar que seriam relevantes para o programa deles.

Comercialize sua marca com anúncios pagos

A terceira maneira de usar o Spotify como parte de seus esforços de brand marketing é se envolver com anúncios pagos. Embora você já esteja utilizando o Google Ads para promover seu site ou publicidade tradicional como comerciais ou outdoors, o Spotify é uma nova maneira de divulgar sua mensagem. 

Existem algumas opções de anúncios a serem consideradas no Spotify. O primeiro é se inscrever para ser um parceiro de publicidade do Spotify. Esses anúncios são exibidos para usuários com contas gratuitas. Outra opção é conectar-se a podcasts relacionados ao nicho da sua marca e exibir um anúncio em episódios do programa. Esse anúncio geralmente permanece no episódio do podcast para sempre, ao contrário dos anúncios rotativos que circulam nos planos do Free Spotify.

Publicando sua presença no Spotify

Então você entrou e selecionou uma ou mais maneiras de adicionar o Spotify à sua estratégia de marketing da marca. Parabéns! O próximo passo é garantir que sua base de clientes existente saiba que agora você tem uma presença no Spotify para que eles possam se envolver e, esperançosamente, compartilhar com seus amigos.

Mídias sociais: Cada uma das estratégias de brand marketing que explicamos são excelentes oportunidades para criar conteúdo promocional para as mídias sociais. 

Na loja: se sua marca possui uma loja física, crie uma placa ou panfletos para distribuir aos convidados que entrarem.

E-mail: se você desenvolveu uma lista de e-mails forte, considere criar uma mensagem de e-mail especial para divulgar também sua lista de reprodução ou episódio de podcast!

Agora que você já sabe como usar Spotify ao seu favor, que tal começar enviando-nos uma mensagem? Conte com a SMBR para tornar seu brand marketing mais forte com o Spotify.

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth