Publicidade em Aeroportos: Vantagens da Mídia OOH em Aeroportos

Por abril 3, 2020 Artigos

Marcas que usam a mídia OOH e alguma outra publicidade em aeroportos têm a chance de alcançar uma alta concentração de pessoas que recebem mensagens e prestam atenção extra em comparação com a vida cotidiana. Isso porque os passageiros do aeroporto são um público alerta, animado e receptivo em um ambiente fechado.

De acordo com a empresa Globalise Advertise, 80% dos viajantes de negócios dizem que, enquanto estão no aeroporto, sentem uma sensação de entusiasmo pela próxima viagem.

Outro estudo sobre publicidade em aeroportos encomendado pela Clear Channel Airports (CCA), revela que a publicidade em aeroportos é uma plataforma de mídia altamente eficaz que atinge passageiros frequentes, turistas e viajantes de negócios.

Segundo o estudo, os passageiros frequentes são altamente responsivos à publicidade em aeroportos, com 80% percebendo a mídia e 42% realizando ações que incluem visitar um site, ir a uma loja ou aprender mais sobre um produto/marca/serviço. Dezenove por cento dos passageiros frequentes realmente compraram um produto que viram anunciado no aeroporto.

Por isso, o investimento de publicidade em aeroportos tem aumentado a cada ano, assim como o número de passageiros.  De acordo com estudo da International Air Transport Association (IATA), em 2034 o total de passageiros em aeroportos deve dobrar para sete bilhões de pessoas em todo o mundo.

As vantagens da publicidade em aeroportos:

  • Os displays do aeroporto capturam a atenção de um grande público.
  • As campanhas publicitárias podem ter como alvo estilos de vida e negócios.
  • A publicidade está disponível na maioria dos aeroportos nacionais e internacionais, bem como na maioria dos terminais regionais.
  • Uma variedade de opções de publicidade em aeroportos inclui dioramas retroiluminados, quiosques independentes, LED de última geração, painéis de plasma, colunas de escadas, portões, plotagem na parede, tudo em um só lugar.

Vários benefícios da publicidade em aeroportos:

  • Disponibilidade ininterrupta da mensagem da marca
  • Investimento econômico
  • Meio de comunicação de última geração
  • Facilmente perceptível
  • Disponível o tempo todo
  • Meios de comunicação organizados

O aeroporto oferece uma audiência rica  

São pessoas que investem em viagens recorrentes, principalmente, internacionais. A maioria desses consumidores são de classe média-alta e veem as compras como parte da experiência de viagem. Quando estão no aeroporto, estão prontos para gastar e planejam comprar coisas isentas de impostos ou coisas que, de outra forma, não estão disponíveis nas lojas de rua – produtos com preços mais altos, como eletrônicos ou produtos de luxo.

Atinge pessoas importantes e influentes

O aeroporto é um local cheio de profissionais que voam alto (literalmente) a caminho de e para reuniões de negócios. Eles estão focados em eventos de negócios recentes ou futuros e são inevitavelmente sintonizados em mensagens que refletem sua mentalidade e ideias no momento. 

Adiciona valor percebido de marca

Os aeroportos transferem um valor percebido de confiança e prestígio para as marcas que anunciam em seu ambiente, com 71% dos jetsetters de luxo esperando ver marcas de prestígio anunciadas no aeroporto.

As pessoas costumam associar o aeroporto a um estilo de vida voador e, portanto, as marcas que anunciam nesse ambiente, que também é frequentemente preenchido por varejistas de luxo, aumentam a impressão de prestígio e qualidade premium do produto.

Conecta-se a consumidores alertas 

O ambiente do aeroporto separa as pessoas de suas rotinas diárias. A perspectiva de viajar os coloca em um estado de alerta animado. O efeito combinado é que os passageiros do aeroporto recebem as mensagens da marca e as processam com maior recall.

Oferece anúncios a um público cativo e atento

No ambiente cativo do aeroporto, os passageiros caminham praticamente sem sair do lugar e passam algum tempo esperando. Eles costumam perceber a publicidade em aeroporto única e atraente como entretenimento e esperam ver mensagens relevantes.

Envolve passageiros enquanto esperam o voo

No aeroporto, as marcas têm a oportunidade de se envolver com pessoas que, em qualquer outro ambiente, frequentemente se distraem com suas tarefas e rotinas diárias. Mas estar em um ambiente cativo por longos períodos de tempo oferece às marcas a chance de se comunicar e contar histórias que, de outra forma, não teriam tempo suficiente.

Impulsiona as vendas dos varejistas em aeroportos

Dois dos principais atributos que beneficiam as mensagens da marca no aeroporto é que os anúncios falam com os consumidores que estão prontos para gastar e oferecem a conveniência de fazer a compra ali mesmo (e com descontos também!).

Durante a campanha experimental de 4 semanas da Calvin Klein para sua fragrância Euphoria, as vendas tiveram um aumento ano a ano de 268% (período da campanha de 6 de outubro de 2016 a 7 de novembro de 2016).

É um local locais que combinam com o passageiro

A imagem premium do aeroporto é reforçada pela mídia OOH de primeira linha e seus recursos digitais. Irrestritas, as marcas podem criar campanhas atraentes personalizadas com mensagens imperdíveis e entrega sem falhas que complementam as altas expectativas dos consumidores e seu comportamento de compras nesse ambiente de alto valor. 

É visto por um público em crescimento

O público do aeroporto deve crescer à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado, as viagens aéreas melhoram e se tornam mais acessíveis e as pessoas começam a reposicionar a experiência de vida em sua lista de prioridades. 

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth