Spotify: Cases de Sucesso pelo mundo | Parte 1

Por março 23, 2020 Artigos

O Spotify já é um case de sucesso por si só. Hoje, o Spotify é o serviço de assinatura de streaming de áudio global mais popular, com 271 milhões de usuários, incluindo 124 milhões de assinantes, em 79 países. O Spotify compete com empresas como Apple e Amazon e precisa investir em uma proposta de valor forte o suficiente para manter a posição que ocupa no mercado.

Segundo Daniel Ek, CEO do Spotify, o que garante a qualidade do serviço é o fato de, diferente da Apple e Amazon, a empresa ser 100% dedicada ao universo da música.

Porém, o Spotify não somente é o serviço de streaming de áudio mais popular do mundo, mas também uma plataforma inovadora para todos os profissionais de marketing que desejam inovar também na forma de fazer publicidade.

Por isso, relacionamos aqui os principais cases de sucesso do Spotify ao redor do mundo para te inspirar:

1. Heycar

Formatos de Anúncio: Audio Everywhere e Overlay

Mercado: Alemanha

Período: junho de 2019

A Heycar é um site alemão de carros usados de alta qualidade, fácil de usar tanto por vendedores quanto por consumidores. A marca utilizou a inteligência de streaming do Spotify para que o público-alvo conhecesse o que ela tinha a oferecer.

Por meio de soluções de segmentação do Spotify, a Heycar conseguiu abordar vários segmentos relevantes para carros, de entusiastas do mercado de automóveis em geral aos compradores de SUVs. A marca também segmentou as playlists de Road Trip na plataforma. Mas os melhores resultados da Heycar foram obtidos ao rodar um spot de áudio aos ouvintes que estavam fazendo streaming em tempo real em seus carros.

Resultado:

  • 177% de aumento no seu brand awareness.
  • Aumento de 280% na concordância de que a marca é inovadora.
  • Aumento de 450% na intenção de uso de seu serviço.

Case completo no Spotify for Brands

2. CORE Hydration

Formatos de Anúncio: Sponsored Sessions, Mobile Video Takeover, Desktop e Mobile Overlay, Audio Everywhere, Banner

Mercado: EUA

Período: junho a setembro de 2018

A Core Hydration é uma empresa americana de água mineral. Sim, uma empresa de água mineral virou case de sucesso do Spotify. Talvez você se pergunte “como?”. Dificilmente temos uma marca de água mineral favorita, não é? É igualmente difícil para as marcas de água engarrafada se destacarem da concorrência.

É por isso que a CORE Hydration decidiu aumentar o awareness sobre seu produto, focando no seu diferencial: o equilíbrio de pH perfeito e dos eletrólitos adicionados à sua água. Ao segmentar jovens de 18 a 34 anos, que expressaram interesse em saúde, bem-estar ou condicionamento físico, com base no comportamento de streaming da playlist, a CORE conseguiu definir a própria marca como a mais adequada para os millennials ativos e saudáveis.

A empresa não só segmentou fãs de atividades físicas, ela o fez enquanto estavam realmente se exercitando, andando de bike ou correndo. Conseguiu fazer isso por meio de uma série de spots de áudio, vídeo e display no Spotify criados em colaboração com a empresa de brand performance Grain Group.

Resultado:

  • Aumento de 50% no brand awareness.
  • Aumento de 40% de pessoas que concordam que a empresa ofereceu uma água com pH perfeitamente equilibrado.
  • Aumento de 40% de intenção dos ouvintes em sua próxima compra.

Case completo no Spotify for Brands

3. AXE Gold

Formatos de Anúncio: Sponsored Sessions, Video Takeover, Video Takeover em dispositivos móveis

Mercado: Alemanha

Período: junho a agosto de 2018

A Unilever queria aumentar o awareness dos clientes na Alemanha para os produtos AXE Gold entre homens de 16 a 29 anos. Para atingir esse público, a Unilever utilizou a experiência de anúncio de Video Takeover em desktop e mobile do Spotify, além das Sponsored Sessions, que permitem aos fãs de música desbloquear 30 minutos de uso sem anúncios ao assistir a um vídeo da marca. O anúncio display que acompanhava a peça dizia “#GOLDBLEIBEN,” ou “não perca seu brilho”, com um clipe relacionado ao tema, capturando homens pegando produtos AXE Gold antes ou depois de momentos de alto estresse, suor ou sujeira.

“Como uma marca em um mercado competitivo, é importante para nós evitarmos as interrupções causadas pelos anúncios para atingir o público nos momentos em que estão atentos”, conta o gerente de marca da AXE, Leonie Radel. “O vídeo é uma poderosa ferramenta de storytelling para nós, e o Spotify ajudou a garantir que os anúncios sejam vistos e ouvidos pelos usuários relevantes.”

Resultado:

  • Aumento de 168% de ad recall nos anúncios do Spotify.
  • Conquistou 14% de brand awareness em comparação ao controle.
  • 75% dos usuários que viram os anúncios do AXE Gold confirmam sua relevância.

Case completo no Spotify for Brands

4. Allbirds

Formatos de Anúncios: Audio Everywhere, Video Takeover, Sponsored Sessions

Mercados: EUA, Reino Unido

Período da campanha: outubro a dezembro de 2018

A Allbirds é uma empresa de calçados neozelandesa-americana de calçados ecológicos e sustentáveis. Para sua campanha de fim de ano, a Allbirds queria melhorar o awareness e a percepção de seus calçados entre os millennials nos EUA e no Reino Unido. Em um setor no qual materiais sintéticos são a regra, a Allbirds se propôs a alcançar consumidores que se importariam com seu compromisso com sustentabilidade, conforto e estilo. 

A campanha utilizou os produtos Video Takeover e Audio Everywhere do Spotify para engajar os usuários em diferentes dispositivos, plataformas e momentos, além das Sessões Patrocinadas, que oferecem 30 minutos de áudio sem anúncios caso o consumidor assista a um vídeo. 

Mais precisamente, a marca confiou na inteligência de streaming do Spotify para alcançar o público-alvo: homens e mulheres, de 25 a 44 anos, que se enquadrassem em um ou mais segmentos de público selecionados, incluindo saúde e bem-estar, amantes de gastronomia, entusiastas da vida ao ar livre e consumidores sustentáveis.

Resultado:

  • Aumento de 457% em awareness da marca em comparação com um público-alvo de controle.
  • Aumento de 333% na associação da marca ao conforto.
  • Aumento de 367% na opinião positiva.

Case completo no Spotify for Brands

Walter Ziebarth

. Walter Ziebarth